Pudim ingl?s Feito com peda?os de p?o de f?rma sem casca e chocolate amargo, ? uma sobremesa deliciosa para a ceia de natal


Novembro/2008
ACESSA.com multim?dia

Para muitas pessoas, o natal ? uma ?tima oportunidade de reunir os familiares e amigos, como uma forma de confraternizar, de unir. A gastronomia colabora para esta aproxima??o no momento da ceia natalina. A mesa decorada, a ?rvore de natal, os presentes, por mais singelos que sejam, tornam o clima diferente, ameno e festivo ao mesmo tempo.

Para que o sabor do momento seja ainda mais agrad?vel, que tal aprender uma receita deliciosa e delicada de um pudim ingl?s? Quem ensina ? a culinarista Lenny Barros. Ela conta que aprendeu o passo-a-passo com um chef brasileiro que mora em Londres h? mais de 20 anos.

? uma receita tradicional que leva p?o de f?rma sem casca que ao ser misturado a todos os ingredientes, vira uma massa fofinha. A dica que o chef passou para Lenny e que ela transmite para n?s ? preparar o bolo com uma semana de anteced?ncia. "A cada dia, durante sete dias, regue o bolo com 1 colher de sopa de licor Grand Marnier ou licor de cor clara para o pudim ficar ?mido. ? como se fosse um ritual".

Caso voc? queira fazer o bolo no dia, a sugest?o ? retirar o bolo do forno e reg?-lo ainda quente com o licor e servir. Tamb?m fica delicioso. Por cima, salpique frutas cristalizadas e cerejas cortadas.

foto de Euler Santiago 
segurando uma garrafa de vinho foto de Euler Santiago 
segurando uma garrafa de vinho foto de Euler Santiago 
segurando uma garrafa de vinho

Ao servir a fatia do bolo, regue com calda de a?car e enfeite com folhas de louro. Para acompanhar, vinho (leia a mat?ria) para os adultos. Para as crian?as, Lenny sugere alguns tipos de suco coados, como abacaxi com hortel?, manga com laranja ou ainda maracuj? com folha de couve.