Espiando as "mensagens alheias" Site facilita internautas a vigiar mensagens de pessoas conhecidas no site de relacionamento Orkut

Thiago Werneck
Colabora??o*
06/06/2007

Os internautas, que gostam de ler recados alheios no orkut, nunca estiveram t?o bem equipados. Com o "O Curioso" n?o h? scraps que passem em branco. ? s? fazer um cadastro de 30 segundos que o usu?rio tem acesso a todos os scraps recebidos pelo amigo, mesmo que eles tenham sido apagados.

E para os "invasores de privacidade" a not?cia ? ainda melhor: para isso n?o ? preciso nem entrar no orkut. ? s? acessar o seu Curioso e ver todos os scraps recebidos por cinco amigos selecionados.

De hora em hora, o site grava todos os scraps das pessoas escolhidas, sem que o vigiado se quer suspeite da a??o. Podem ficar de fora da lista, apenas os recados apagados com menos de uma hora de postagem. O que acontece porque eles podem ser lidos e exclu?dos no intervalo de tempo em que n?o h? a inspe??o do "O Curioso".

Quem j? testou
foto Felipe Scaldini O estudante, Felipe Scaldini, se espantou com ao saber do site. "Achei meio sem no??o. Uma invas?o desnecess?ria de privacidade. Apesar disso, acho que os segredos mais importantes v?o continuar sendo mandados via depoimentos, o que j? ? comum no orkut", lembra.

A exemplo de v?rios outros usu?rios, Felipe tamb?m opta por apagar seus recados depois de lidos. Essa ? uma das raz?es para desaprovar o espi?o. "Voc? passa a n?o querer que todo mundo fique sabendo com quem voc? conversa, o que voc? vai fazer, porque os scraps s?o um livro aberto. Se o "O Curioso" virar mania, talvez nem vai valer ? pena dedicar a apagando os recados", acredita Felipe.

Mas nem s? para espionar serve o "O Curioso". Uma empresa de consultoria de Juiz de Fora, utiliza o servi?o para agradar alguns de seus funcion?rios. O programador, Ricardo Lopes explica como utiliza o servi?o do site."Foi uma forma que comecei a usar para permanecer com o orkut bloqueado nos computadores da empresa. Fiz uma senha, cadastrei cinco funcion?rios e quando eles querem saber se t?m algum scrap, eu abro o "O Curioso" e repasso a mensagem", conta.

Tudo come?ou depois que ele resolveu entrar no site de curiosidade e viu que era muito simples cadastrar. "Como era f?cil me registrar fui conferir como funcionava. ? muito mais r?pido do que o orkut. L? voc? tem que procurar seu amigo, e ?s vezes entra sem encontrar nada. No "O Curioso" voc? encontra tudo de uma vez", ressalta.

Existe pelo menos um site (ScrapSpy) e tr?s programas (O Detetive, Scrap Boy e Orkut? Cute) que s?o parecidos com o"O Curioso". Os programas contam com a desvantagem de terem que ser instalados em todo lugar que voc? for usar: em casa, no trabalho, na escola, faculdade... J? o ScrapSpy, cobra pelo servi?o depois de 15 dias de uso.

H? quem n?o gostou da id?ia
Apesar de ser uma ferramenta eficiente, nem todos os "fuxiqueiros" aderiram a id?ia. A estudante Camila** est? sempre visitando o orkut de estranhos, mas prefere usar uma conta fantasma (fake), para ficar espiando. "N?o gosto de ficar vigiando amigos. Fu?o em muitos profiles, mas n?o sinto necessidade de usar o curioso", esclarece.

Desenho de um espi?o Mas a hist?ria muda quando o assunto ? relacionamento a dois. "Se eu tivesse esse programa na ?poca em que terminei com meu namorado, com certeza ia usar. Tinha ci?me e queria saber o que ele fazia e com quem conversava. S? que assim como seus amigos, ele apagava todos seus scraps", revela.

? por essas e outras que o "O Curioso" est? caindo no gosto dos orkuteiros, apesar de muitos acreditarem que o site exceda em invas?o de privacidade. Diverg?ncias a parte, uma dica ? sempre importante: voc? tamb?m pode estar sendo vigiado.


*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF

**A entrevistada pediu para que seu nome fosse trocado, porque ela n?o quer ser identificada