Juiz de Fora com cara de It?lia A partir do dia 29 de outubro Juiz de Fora estar? entregue aos sabores italianos. Come?a o 2? JF Pizzas & Massas

Marinella Souza
Colabora??o*
26/10/2007

A partir da pr?xima segunda-feira os aromas e sabores da It?lia estar?o espalhados por Juiz de Fora. O 2? JF Pizzas & Massas chega com muitas novidades gastron?micas, mas sem abrir m?o da cultura italiana.

O evento vai at? o dia 10 de dezembro e promete muitas novidades. Segundo o organizador do festival, Ruy Mascarenhas, este ano houve mais de 100% de aumento no n?mero de participantes em rela??o ? primeira edi??o, realizada em 2005. "No 1? JF Pizzas & Massas contamos com dez restaurantes, bares e pizzarias, este ano, temos 25", comemora.

Ruy acredita que o sucesso do evento se deve a popularidade desse tipo de alimenta??o. "Todo mundo gosta de pizza e massa". Al?m disso, acredita Ruy, que a pizza atrai um p?blico mais jovem para um evento gastron?mico. "A pizza ? um prato jovem, que est? sempre sendo inovado. Os jovens gostam de se reunir para uma pizza no fim de semana", afirma

Propriet?rio de uma pizzaria/restaurante que existe h? nove anos, Lucimar Secheto considera que o evento ? fundamental para o sucesso de sua casa. "O JF Pizzas & Massas ajudou muito a divulgar o nome da casa, sem m?dia n?o h? como prosperar".

Lucimar escolheu uma pizza que j? consta do card?pio h? muito tempo para participar do festival. Ele garante que o tomate seco e o tomate cereja, acrescidos aos demais ingredientes, d?o um sabor especial ao seu produto. "A pizza fica suculenta e muito mais saborosa. ? diferente das outras", diz o propriet?rio, com ?gua na boca.

O organizador do festival, garante que, apesar de ser mantida certa tradi??o, nessa segunda edi??o, entre os 22 pratos participantes, muitos trazem novidades. Como fez Antero Fernandes, pizzaiolo experiente e propriet?rio de uma pizzaria h? cinco anos.

Antero criou uma pizza feita no forno ? lenha especialmente para o festival. Seu objetivo ? promover um tipo de queijo especial, o pecori, feito com leite de ovelha, que est? chegando ? regi?o. "Esse queijo ? muito mais saboroso e saud?vel do que os outros", garante, e acrescenta: "o manjeric?o fresco com presunto de parma e o tomate seco produzido artesanalmente tamb?m s?o fundamentais para o sucesso da nova pizza".

Para Ruy, o mais importante do festival ? valorizar a cultura italiana. "O povo italiano ? muito empreendedor e se aproxima do povo brasileiro pela latinidade. ? muito importante valorizar esse tipo de comportamento em Juiz de Fora", avalia.

Outro objetivo do evento ? atrair turistas para a cidade, que segundo o gar?om e ex-pizzaiolo, M?rcio do Santos, foi conquistado desde o primeiro JF Pizzas & Massas. "Muitos turistas v?m at? aqui procurando pela pizza que apresentamos l?. Tanto que repetimos o prato nessa edi??o", justifica-se.

A pizza em quest?o ? dividida em quatro sabores: napolitana, orvieto, ziperesa e quatro queijos. A pizza foi inventada especialmente para a primeira edi??o do evento e permanece no card?pio desde ent?o, dado o sucesso que obteve.

Voc? ter? 40 dias para desfrutar das del?cias da cozinha italiana, entre novidades e tradi?es. ? s? escolher o card?pio que mais lhe apetece e buon appetito!


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.