Casa

Telas sem moldura Para quem deseja mudar o visual da casa ou do escritório, sem fazer nenhuma reforma arquitetônica

Sílvia Zoche
Repórter
02/01/2007
Para algumas pessoas, possuir um quadro em casa é algo essencial para uma bela decoração. Clique e participe da enquete. Em quais locais da casa um quadro é bem-vindo?

Veja!

Vaso murano em diversas cores Planos e mais planos de mudança. É o que normalmente acontece com as pessoas quando um novo ano começa. E algumas vezes, dá uma vontade de renovar a casa, reformar, quebrar uma parede, mudar um cômodo de lugar ou até comprar uma residência nova. Tudo para renovar os ares.

Mas não é preciso tomar atitudes drásticas para deixar um ou mais ambientes com a "cara" que você deseja. É possível inovar com almofadas, vasos muranos, vitrais, tapetes, entre tantos outros objetos.

Outra dica é usar as paredes de sua casa a seu favor, sem precisar derrubá-la. A dica é colocar um quadro que componha bem o lugar. Isso vale também para o local de trabalho, como consultórios.

E pode ter certeza que o visual vai mudar... sem esquecer o bom senso, como lembra o gerente de uma loja de decoração, Bruno Leandro. Mesmo que a primeira vista as pessoas não saibam dizer o que é, é bem provável que elas sintam uma mudança - mas o importante é que o dono do ambiente consiga o resultado desejado.

Em alta

Pinturas abstratas, florais, vasos, pop art são alguns dos modelos que Bruno escolhe para vender na loja depois de participar de feiras em São Paulo, Blumenau e outras cidades do país. "Visito e pesquiso, até mesmo para fugir da concorrência", diz Bruno, que troca logo de fornecedor quando percebe que outras lojas de Juiz de Fora estão com o mesmo produto.

Vaso murano em diversas cores Vaso de cristal com tulipas em diversas cores Vaso murano incolor com listras pretas

Atualmente, as obras são produzidas por vários artistas de uma cooperativa que começou no Ceará. "Já tem um ano que compro deles e estou pensando em outras possibilidades, para mudar o estilo de quadros", revela Bruno.

A tendência das cores é oscilar entre o terra, marrom, tabaco, verde, preto e branco. "É o que tenho percebido. São cores mais fáceis de combinar com os estofados e outros móveis da casa". Mas isso não impede que cores mais vivas estejam na cartela de cores dos pintores.

E a criação vai além da tinta. Os artistas aproveitam outros materiais para incrementar, como cordas, pedaços de madeira, texturas diferentes em alto relevo, argolas, sobreposição de telas ou telas vazadas.

Vaso murano em diversas cores Vaso murano em diversas cores Vaso murano em diversas cores

Quem gosta de artistas como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, James Dean podem encontrá-los em telas pop art (as quatro fotos abaixo). "Vi em uma revista um hall com um quadro do tamanho da parede. Pode ser colocada uma iluminação." Neste caso, a luz deve ser dicróica para realçar a tela durante a noite.

Vaso murano em diversas cores Como são bem coloridas, uma boa pedida é decorar quarto de crianças e adolescentes. Há pinturas de super heróis, como Homem Aranha e Super Man.

Quanto ao tamanho, isso vai depender do espaço do cômodo. Na sala de Bruno, ele colocou uma tela acima do sofá, que é mostarda. Na parede à frente, ele decorou com outro quadro, próximo a mesa de jantar de cor tabaco. "O quadro acima da mesa tem tabaco e branco. O que está acima do sofá tem mostarda e tabaco. São telas diferentes, mas que se complementam nas cores".

Três vasos muranos em diversas cores Vaso em vidro em branco e rosa leitosos Dois vasos muranos junto a taças e pratos

Quanto a posição, somente os abstratos possibilitam a variação na horizontal e na vertical. Quadros verticais duplos, podem ficar alinhados na mesma altura ou não. O aparador em corredores pode ganhar novos ares com uma tela em vez do tradicional espelho.

Há quem goste de quadros até no banheiro, mas Bruno não aconselha, devido a umidade. Já na área de lazer, protegido das intempéries do tempo, as telas ficam um charme. "Os quadros compõem bem um ambiente", enfatiza.

Enquete

Em quais locais da casa um quadro é bem-vindo na decoração?
      Somente em quarto e sala
      Em todas as áreas da casa
      Em poucas áreas da casa
      Não gosto de quadros
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.