Mulher

 

 

Especial

 

DIU e diafragma
O diafragma não é um método de barreira confiável e precisa ser associado a um espermaticida. Já o DIU tem uma eficácia maior

Sílvia Zoche
Repórter
30/07/2005

Escute o que a ginecologista e sexóloga Cláudia Bueno fala sobre estes dois métodos de contracepção

ouça! Participe!

DIU (Dispositivo Intra Uterino) e diafragma. Você pode até ter ouvido falar, mas não sabe o que é, como se usa e se são bons métodos anticoncepcionais? Pois bem, ambos são métodos de barreira, porque evitam a gravidez impedindo a ascensão dos espermatozóides ao útero. São usados internamente: o diafragma fica no colo do útero, apoiado no osso púbico; o DIU fica dentro do útero, próximo ao endométrio, pode ter ou não alguma sustância eliminada no organismo feminino.

Diafragma
O diafragma (foto) é feito de borracha e é flexível. A primeira vez, quem coloca é o ginecologista, mas depois é a própria mulher quem vai encaixá-lo duas horas antes da relação sexual e retirá-lo seis horas depois. Este intervalo de tempo é importante.

Só que é um método que necessita de outra barreira: o espermaticida, que deve ser passado na parte côncava do diafragma. A ginecologista e sexóloga, Cláudia Bueno, diz que não é tão seguro. "Não é um método muito confiável, necessita realmente do uso do espermaticida, que não é barato. Tudo bem que o diafragma dura dois, três anos, quando conservado. Mas como é uma borracha, ele pode furar e a mulher não perceber", diz. Para conservá-lo, a mulher deve, assim que retirar o diafragma, lavá-lo com sabão, secar e passar talco.

O que contribui para o desuso do diafragma, é que a própria mulher deve colocá-lo e, por isso, é importante que ela conheça o próprio corpo, através de manipulação genitália. "Tem paciente que nunca se tocou e tem vergonha de fazer isso, porque é preciso colocar o dedo e sentir se encaixou perfeitamente".

Outro detalhe: o diafragma não se compra em farmácia. A paciente deve pedir ao ginecologista que faça a encomenda, de acordo com o tamanho do colo do útero da paciente.

DIU
Existem dois tipos de DIU: o que possui o hormônio progesterona e o que é de cobre. O tamanho deles é único e a ação interfere no espessamento do muco cevical, inibe a proliferação endometrial e a mobilidade dos espermatozóides dentro do útero. Os dispositivos com hormônio agem no corpo feminino por cinco anos e os de cobre, por dez.

Para a mulher que possui fluxo menstrual muito intenso e com problemas de endometriose não é recomendável usar o DIU de cobre, porque ele aumenta a contração do endométrio, resultando em maior atividade sangüínea e em cólicas. Já o DIU com progesterona faz a menstruação cessar, aos poucos.

A ginecologista (foto ao lado) diz que recomenda o DIU de cobre a suas pacientes, porque o considera seguro e sem hormônio. Cláudia lembra, ainda, que é indicado somente para mulheres com parceiro fixo. "Quem não tem parceiro fixo corre mais riscos em contrair doenças sexualmente transmissíveis", alerta. E quem já possui algum tipo de DST não deve usá-lo, porque o DIU pode contribuir para a doença passar do útero para as trompas.

O DIU é colocado no consultório pelo médico e a paciente nem precisa mexer mais nele. Se ela quiser tirar antes do tempo, é só pedir ao ginecologista. Para saber se continua bem localizado no útero, Cláudia pede, anualmente, uma ultrassonografia. "Eu peço, porque acho necessário". É indicado usar camisinha no primeiro mês, por precaução, porque um fluxo menstrual intenso pode mover o dispositivo.

Normalmente, mulheres que já tiveram filhos usam este método, porque o útero é maior. Mas nada impede as mulheres que não engravidaram a usar o DIU. Isso fica a critério da paciente e do médico.

 

No próximo mês, vamos falar sobre camisinha feminina e masculina. Aguarde!

 

 

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.