Ex-colaboradores da ACESSA.com recordam aprendizado e experiências adquiridas na empresa

Profissionais destacam diferenciais da empresa e oportunidade que possibilitaram crescimento e consolidação de suas carreiras

Da redação
12/04/2016

Durante os 20 anos de história, a ACESSA.com compartilhou sua caminhada rumo ao crescimento e inovação com mais de 300 colaboradores, em Juiz de Fora. As experiências adquiridas possibilitaram a formação e consolidação profissional de muitos funcionários dentro do mercado de serviços de dados, internet e web jornalismo. Alguns deles, tratam a empresa como parte fundamental na construção de suas carreiras, mesmo atuando, hoje, em outros ambientes de trabalho. E, por isso, para narrar um pouco desta história, dividida na memória de tantas pessoas, que os ex-funcionários Ludmila Gusman, Marcos Aurélio Sales e Henrique Castanon Antunes recordam momentos de aprendizado e experiências vividas na empresa.

fotoA história entre a ACESSA.com e Marcos Sales, que trabalhou na empresa entre 2010/2013 nos setores de projetos estratégicos e comercial, teve início antes mesmo de ser contratado. Ele conta que trabalhava na Embratel quando conheceu o grupo, sendo responsável por ativar o primeiro link de internet comercial para a empresa, em 31 de janeiro de 1996. "Nesta época, eu trabalhava na Embratel, que começou a difundir a internet no país, surgindo, assim, os primeiros provedores de acesso. Em Juiz de Fora, a ACESSA foi uma das pioneiras e pude conhecer os diretores através do relacionamento com o cliente. Mantive esta aproximação e mais tarde tive a oportunidade de fazer parte da equipe", explica.

Ele destaca a admiração que sempre teve pela empresa, devido sua trajetória de inovação, pioneirismo e seriedade com qual os sócios lidavam com seus funcionários e sociedade. Durante atuação profissional, pode fazer parte da expansão das atividades da ACESSA na parte de acesso e comercial, com novos pontos de rede de fibra ótica, estações de rádio com novos pontos para ampliar número de clientes e links para fora da cidade.

foto"Entendo que consegui consolidar minha carreira, após 25 anos de experiência em telecomunicações. Aprendi coisas novas, acompanhei os ajustes na implantação do Sistema Integrado de Gestão. Hoje, como professor de graduação e pós-graduação falo da ACESSA como um case de sucesso para os meus alunos, que começou como uma empresa de software e se tornou provedor de internet e um dos portais mais visitados da região", frisa Sales.

Com a experiência adquirida durante os oito anos em que trabalhou na ACESSA.com, Henrique Antunes saiu da empresa para realizar um sonho de abrir sua própria empresa. Ele começou como estagiário, em 2000, e conseguiu crescer na empresa, se tornando técnico de suporte, programador, até chegar à gerência do suporte e desenvolvimento.

"Eu era apenas um usuário de internet, portanto não conhecia a fundo os bastidores do serviço. Adquiri muito conhecimento na área de redes, programação web e banco de dados. Mas, para mim, o mais importante em todo esse período foi ter lidado com pessoas. Acho que lidar bem com pessoas é a chave para o sucesso profissional e a ACESSA.com me possibilitou todo este crescimento", afirma.

Aprendi a fazer Web jornalismo na ACESSA.com

A Ludmila Gusman também teve experiência de oito anos na empresa, sete deles como editora geral do Portal ACESSA.com. Ela conta que chegou a participar da transição entre o antigo JF Service - primeiro formato do portal, e o Portal ACESSA.com. "Entrei no portal 11 meses depois de me formar. Na época, não existia no currículo da faculdade web jornalismo. Eu só tinha a experiência dos conteúdos que já tinha produzido para o JF Service, devido parceria entre a UFJF e o site. Em menos de um ano, já fui promovida para editora e consegui implementar muitas coisas como mais cadernos, links. A redação chegou a ter seis jornalistas e dois estagiários, pois os diretores acreditavam no portal", destaca.

fotoPara conseguir impulsionar o novo portal, Ludmila relata que precisou se dedicar a estudos mais aprofundados sobre web jornalismo, por ser tudo muito novo, além de se manter antenada as novidades dos portais, que cresciam a cada ano. "Tínhamos que gerar todo conteúdo em HTML, que aprendemos com os programadores. Era tudo na base da 'enxada'", brinca.

Ela destaca que sempre teve muita autonomia para trabalhar no portal, por isso sempre trazia inovações e boas ideias. "Os repórteres começaram a ir nas coletivas, pois antes o portal era dificilmente visto como um veículo de comunicação, mas depois disso já não éramos mais esquecidos. Tenho boas lembranças com as coberturas do Miss Brasil Gay. Não perdíamos para os grandes portais e focávamos nos conteúdos da cidade e região".

Como ela mesmo enfatiza, toda seu conhecimento na web teve como motivador o trabalho desenvolvido na ACESSA.com. "Até hoje tenho reflexo do que vivi na empresa. Atualmente, trabalho com um blog direcionado para mães e coluna social. Identifiquei-me com este novo jornalismo! Eu fico emocionada e feliz de ter feito parte dessa empresa e que cresça cada vez mais. Sinto saudades de muitos momentos vividos na ACESSA".

ACESSA.com - Ex-colaboradores da ACESSA.com recordam aprendizado e experi?ncias adquiridas