Edinho Ferreira Edinho Ferreira 13/08/2014

Entenda o que é overtraining

overtrainingDe acordo com a American Psychological Association, overtraining é um desequilíbrio entre a formação e a recuperação, o exercício e a capacidade de exercício, estresse e tolerância ao estresse. A sintomatologia associada à síndrome de overtraining mudou ao longo dos últimos 50 anos de excitação e agitação ao comportamento fleumático e inibição. O aumento do volume de formação a um nível de alta intensidade é provavelmente o culpado.

Em recente matéria publicada no "eu atleta", pesquisadores alertam sobre o excesso de treinamentos em relação a recuperação do atleta.

Em uma publicação do Medicine & Science in Sports & Exercise, overtraining está essencialmente relacionado com o treinamento de alta carga sustentada, muitas vezes associada a outros fatores de estresse. Estudos em modelos animais têm sugerido que a formação incessantemente pesada (treino monótono) pode aumentar a probabilidade de desenvolver a síndrome de overtraining.

overtrainingAinda que as "modinhas" estejam em alta, e o que me parece acontecer, é um turbilhão de miscelâneas e informações na formação da estrutura corporal perfeita. Seu corpo reage aos estímulos e o mesmo precisa de uma recuperação. Então, meus queridos, muito cuidado em relação aos "treinos do momento", seu corpo, além de você pensar que ele é uma maquina, pode "quebrar"!

Muito cuidado, achando de que você pode fazer tudo, antes de qualquer coisa procure profissionais da área da saúde que possam te examinar e aí sim, fornecerem um laudo do que você pode fazer ou não. Atenção naqueles anúncios "fique sarado já", "perca dez quilos em uma semana" "sopa "seca" barriga" (é toalha?) rsrs, entre outros. Muitos desses "segredos" tem um preço, e é o seu corpo que vai pagar!

Ate a próxima!!


Edinho Ferreira é bacharel em Educação Física pela Faculdade Metodista Granbery, pos-graduado em Musculação, Personal Trainer, Gestao-empreendedora pela Universidade Veiga de Almeida-RJ, professor e personal trainer na academia Actrium, professor e coordenador de atividade física na Clinica Re-Construir e professor do projeto "Musicoterapia" na clinica Re-Construir. Rede social: @edinho913

ACESSA.com - Entenda o que ? overtraining