Dengue

Juiz de Fora apresenta Liraa de 7,56% e preocupa autoridades

Cidade corre o risco de uma epidemia. O apoio e a conscientização da população são fundamentais para vencer essa guerra

Cíntia Charlene
*Colaboração
17/1/2013
liraa

O primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) de 2013, realizado no período de 1º a 16 de janeiro foi divulgado nesta quinta-feira,17 de janeiro. Foram visitados 202 bairros. Neles, 6840 residências, divididas em 878 quarteirões, receberam 91 agentes de Combate a Endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), sendo recolhidas amostras de 20% dos imóveis de cada quarteirão.

O Índice de Infestação Predial (IIP) registrado foi de 7,56%, um número considerado alarmante para a Secretaria de Saúde (SS). Esses números ainda podem sofrer pequenas variações, já que faltam alguns dados a serem lançados no sistema.

Com esse índice, existe o risco de uma epidemia, já que há muitos mosquitos da dengue na cidade, porém, estes ainda não possuem o vírus da doença. Dos seis casos notificados, somente dois foram confirmados, o que leva a crer que existem poucas pessoas doentes. Mas, se o mosquito picar uma pessoa doente ele pode transmitir a doença para outro indivíduo. Com esse cenário, o período de Carnaval preocupa o secretário de saúde José Laerte, já que muitas pessoas viajam na data. "Nossa maior preocupação agora é que, sendo infectadas fora do município, as pessoas tragam o vírus para Juiz de Fora. Além disso, ficou comprovado que nós temos a dengue do tipo 4, além de existirem outros Estados vizinhos com esse tipo de dengue. Quem já foi infectado pelo vírus 1, 2, 3 já está imunizado, mas para o vírus 4 não, explica Laerte. Isso significa que se a pessoa for infectada pelo vírus 1, ela está imunizada somente contra este."

Apoio

O apoio e a conscientização da população são fundamentais para vencer essa guerra, já que 80% dos focos estão dentro das residências, principalmente em garrafas, sucatas, latas e vasos de planta, inclusive em bairros de maior poder aquisitivo. Então, para combater essa situação, neste fim de semana vai ocorrer a batalha regional "com o tratamento que nunca foi feito antes, em que os agentes de saúde vão até as casas tratar os focos, além de divulgar e alertar sobre o risco da doença que pode levar à morte", afirma Laerte.

A região com maior número de focos foi a Leste, por isso ela está sendo visitada nesta semana, e tem o apoio da SS, Cesama, Secretaria de Obras; e Demlurb. Os bairros Manoel Honório e Bairu terão suas atividades encerradas na sexta-feira e, no final de semana, o Linhares. "Vamos concentrar esforços nessas regiões, por isso, existem dois carros de som avisando a população que separem os lixos que servem de depósito da dengue, para que possam ser retirados e levados para a rua no domingo. Portanto, as pessoas precisam colocar o lixo na hora certa, no domingo à noite, para que o caminhão possa recolher o lixo na segunda e, se for necessário, na terça também, afirma a subsecretária de Vigilância da Saúde Glênia Maria Magalhães Campos. No total, serão disponibilizados 30 caminhões para retirar o lixo de toda a região Leste.

Preparação

José Laerte alerta que tudo está sendo preparado para o pior, caso aconteça uma epidemia. "O primeiro passo é esclarecer a população que é uma situação de risco muito alto, pedir às pessoas que vão viajar, que em caso de contrariem a doença, avisem a vigilância epidemiológica, para que possamos fazer um controle. Uma articulação com hospitais públicos da cidade, além de toda a rede de atenção básica, já foi traçada para otimizar a missão de conter o avanço da doença, que até o momento teve dois casos confirmados na cidade desde o dia 1º de janeiro, esclarece o secretário, que não dispensa o apoio da Secretaria Estadual.

Para entender o Liraa, até 1 é considerado satisfatório, de 1 a 3,9% alerta, acima de 3,9% risco de epidemia. O próximo Liraa será feito em março.

*Cíntia Charlene é estudante do 7º período do curso de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Juliana França

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.