Nectarina tem origem na mistura do p?ssego com ameixa Fruta ? rica em vitamina C e A, presente nas frutas vermelhas

S?lvia Zoche
Subeditora
04/10/2008

Quem chega a uma banca de frutas e se depara com uma caixa de p?ssegos e outra de nectarina, ? primeira vista pode achar que tudo ? a mesma coisa. Mas com um olhar mais atento, ? poss?vel ver a primeira diferen?a entre as duas.

O p?ssego tem casca fina recoberta por uma leve penugem e ? uma fruta usada em doces, gel?ias, molhos para carnes, entre outras receitas (fa?a uma busca por receitas). A casca da nectarina tamb?m ? fina, mas ela ? lisa e brilhante.

Sua semelhan?a com o p?ssego n?o ? por acaso. Ela surgiu do cruzamento entre esta fruta e a ameixa vermelha. Por isso, seu gosto varia entre os dois.

As cores da ameixa (leia mat?ria sobre v?rios tipos de ameixas) v?o do roxo escuro, passando pela viol?cea, vermelha ou amarela. Mas o ber?o da nectarina tem origem nas vermelhas. N?o ? ? toa que uma de suas vitaminas ? a C, presente nas frutas vermelhas (abaixo, as ameixas aparecem ao centro e os p?ssegos na esquerda e direita. A nectarina est? acima, no v?deo).

Foto de barraca de p?ra asi?tica Foto de barraca de p?ra asi?tica Foto de barraca de p?ra asi?tica

Segundo o comerciante Cl?udio Marinho, que trabalha em uma das bancas de frutas do Mercado Municipal, as nectarinas s?o muito consumidas nas festas de fim de ano. Em meados de julho, a fruta chega para ? venda. "Aqui na banca, a gente recebe as nectarinas vindas da Espanha, da It?lia mais no meio do ano. Em outubro, mais ou menos, chegam as da Argentina. Em novembro, as nacionais aparecem".

Na banca de Maria Aparecida Barros de Andrade e Joaquim Eduardo de Andrade Guedes, al?m das importadas (foto abaixo, ? esquerda), j? est?o ? venda as nacionais. Elas s?o menores (foto abaixo, ao centro), "e t?o saborosas quanto as importadas", diz Maria Aparecida. J? na opini?o de Marinho, as importadas "s?o mais gostosas, porque n?o s?o t?o ?cidas".

Foto de barraca de p?ra asi?tica Foto de barraca de p?ra asi?tica Foto de barraca de p?ra asi?tica

O cliente da banca onde Marinho trabalha, Tarc?sio Guedes prefere p?ssego em vez de nectarina. "A nectarina parece mais com ameixa, ? mais compacta. Eu prefiro os p?ssegos, s? que os mais suculentos". J? Eliana Altaf, tamb?m compradora na banca, gosta mesmo ? da ameixa vermelha. "O sabor ? mais gostoso e ? bom em saladas de frutas", comenta.

A nectarina nacional costuma vir de Barbacena, por ser uma cidade mais fria, ou de S?o Paulo, direto do Ceasa, segundo Marinho. Segundo o livro Frutas Ex?ticas, "as principais esp?cies de nectarineira em cultivo no Brasil s?o: Precoce de Itupeva, Branca de Guapiara, Josefina, Centen?ria, Somel, Sunripe, Sunlite, Rosalina, Colombina, Cascata, Mara, Dulce, Linda, Branca e Rubro-Sol (Sunred)".

Foto de uma p?ra asi?tica partida ao meio Foto de uma p?ra asi?tica partida ao meio Foto de uma p?ra asi?tica partida ao meio

Apesar de sua utiliza??o ser mais conhecida in natura, Marinho diz que um de seus clientes deu uma receita de suco com a fruta. "Ele fala que fica muito bom bater a nectarina com guaran?". A internauta Cl?udia Martins enviou uma receita de gel?ia de frutas que leva nectarina, p?ssego, entre outras frutas em seu preparo. Para a receita de pudim de queijo com frutas, a internauta Josiane Bittar usa, al?m da nectarina, morangos, kiwis e abacaxi em peda?os.


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.