Wilma Montes Wilma Montes 10/08/2015

Curso de Automaquiagem – Projeto Lindas para Viver

lindasEste mês desejo compartilhar com vocês mais um pouco do trabalho voluntário que realizo com os pacientes do Instituto Oncológico, Hospital Nove de Julho. O material abaixo é entregue para cada paciente que participa da sessão de cuidados com a pele e maquiagem. As informações são úteis para todos aqueles que desejam aprender um pouco mais sobre maquiagem. Dúvidas e sugestões serão muito bem-vindas!

Curso de Automaquiagem – Projeto "Lindas para Viver"

Minha amada guerreira, escrevi este curso especialmente para você! Espero que este passo a passo sirva como um guia de beleza e que você possa usá-lo em todos os momentos que tiver para realçar sua beleza e para que se sinta "Linda para Viver". Aproveite cada dia como uma oportunidade única para ser feliz! Que possamos ser gratas a Deus pelo dom da vida que Ele nos concedeu. Acredite, uma maquiagem pode levantar o seu astral e fazer milagres no seu humor e até na sua saúde!

Atualmente, existem muitos tipos de maquiagens, de diversas marcas e preços. Muitas marcas populares são de ótima qualidade. Geralmente pacientes em tratamento de quimioterapia possuem a pele mais sensível, então dê preferência para produtos antialergênicos (que não causam alergias).

O projeto "Lindas para Viver" possui o objetivo de ensinar a ordem e a forma correta de aplicação de cada produto de maquiagem. Ensinamos uma maquiagem básica para que você se sinta linda no seu dia a dia. E também arrecadamos doações de maquiagens, lenços, produtos e acessórios de beleza para ajudá-la a recuperar sua autoestima.

O desejo do coração deste projeto e ter condições de doar um kit básico de maquiagem para cada mulher que participar da sessão de beleza no Instituto Oncológico. Para que não só aprendam a se embelezar e saiam lindas pelas ruas da cidade, mas que tenham condições de continuarem se cuidando durante todos os dias do seu tratamento.

Conheça mais sobre o nosso projeto em nosso blog.
Nos ajude divulgando para que muitas mulheres possam ser assistidas e beneficiadas através de doações. Vamos mobilizar a sociedade por esta causa que não é apenas sua, mas de muitas, de todos nós!

Ordem de Aplicação e Função de cada Produto

1. Limpeza da pele:

O ideal é usar sabonete, gel ou creme de limpeza específicos para a face e o tipo de pele, seja ela normal a seca ou mista a oleosa. Aplicar e enxaguar abundantemente ou retirar todo produto com algodão e água. Este passo é importante para retirar as impurezas dos poros e aproveitar para higienizar as mãos antes de passá-las no rosto para aplicar os próximos produtos.

Uma observação importante é que antes de dormir devemos sempre limpar nossa pele e retirar toda a maquiagem usada durante o dia. Podemos usar demaquilante específico para área dos olhos quando os produtos são à prova d'água.

2. Hidratação:

A hidratação é necessária para qualquer tipo de pele após a limpeza, mesmo que seja uma pele oleosa ou mista. O importante neste caso é que o produto seja livre de óleo (oil free). A hidratação antes da maquiagem a deixa mais natural e evita que a base e o pó não fiquem com aspecto craquelado.

3. Primer:

Este é um produto moderno que minimiza os poros dilatados e as linhas de expressão. Deixa a pele mais lisa e com textura macia. Ajuda a fixar a base e a sombra. Faz a maquiagem durar mais tempo.

4. Corretivo:

Como o próprio nome já diz o corretivo tem a função de corrigir algumas imperfeições no tom da pele como olheiras, espinhas e manchas. Para as olheiras utilizamos o corretivo da cor amarela, para espinhas e manchas avermelhadas usamos o corretivo verde e para manchas amarronzadas passamos o de cor lilás. Em cima destes corretivos utilizamos um corretivo no tom da nossa pele normal ou um tom mais claro para iluminar o olhar. Aplicar com pincel próprio ou dando leves batidinhas com a ponta do dedo indicador.

5. Base:

A base é responsável por uniformizar o tom da pele. A cor ideal é aquela em que ao ser testada na região do maxilar desaparece na pele, ou seja, não fica nem mais clara, nem mais escura. Acertar o seu tom ideal de base é um dos passos mais importantes para o bom resultado da maquiagem. Pode ser espalhada com um pincel próprio ou com os dedos.

6. Pó Compacto

Este passo dá o toque final na pele para que sua textura fique perfeita. O pó fixa a base e quando aplicada na Zona T (região da testa, nariz e queixo) minimiza o brilho das peles mistas a oleosas.

Vamos Colorir a Pele?

Nos passos anteriores do número 1 ao 6 preparamos a nossa pele, a deixamos linda e com aspecto uniforme e aveludada. Preparada para receber as cores!

Um detalhe importante é que se preferirmos podemos pintar os nossos olhos (com sombra, lápis, delineador, máscara de cílios) após os passos 1 e 2, antes de preparar toda a pele com todos os passos, para evitar que os produtos que pintam os olhos "sujem" a pele pronta.

Lembrando que nenhum passo é obrigatório, ensinei até aqui apenas um guia para ajudá-la. Use aquilo que você possui ou que mais gosta nesta ordem. Faça aquilo que te faz bem! Que te agrada!

Daqui pra frente a ordem não é fator primordial! Procure adequar a cor dos produtos ao que mais combina com seu tom de pele.

Sombras

Para o dia a dia fica mais elegante utilizar tons mais claros e com pouco brilho. Durante a noite podemos abusar e brincar com os tons mais fortes e escuros. Utilize os tons claros que iluminam logo abaixo da sobrancelha, como branco ou pérola. Na pálpebra móvel superior utilize marrom ou um tom mais escuro de sua preferência, quando quiser dar profundidade ao olhar. Se quiser ainda pode utilizar uma cor de sua preferência no canto interno dos olhos. As cores devem se fundir, o que chamamos de esfumar. Quanto mais degradê os olhos, mais bonitos ficam. Treine bastante pois é a prática que leva à perfeição. Não desanime!

Lápis ou Delineador de Olhos

A cor marrom fica mais natural para ser usada durante o dia. Durante a noite o preto fica bem, pode usar um traço mais marcado, ou o famoso gatinho. Caso tenha perdido os cílios é um ótimo truque para disfarçar este sintoma.

Máscara de Cílios

Se seus cílios estão enfraquecidos evite a máscara à prova d'água. Se perdeu os cílios que tal experimentar os cílios postiços mais curtos, depois de colar pode passar a máscara, fica lindo e natural. A máscara de cílios deixa os olhos aumentados e traz feminilidade à mulher.

Lápis de sobrancelha

É um acessório muito importante para disfarçar a queda dos pelos da sobrancelha. Se sua pele vai do tom claro ao médio utilize a cor marrom (lápis universal de sobrancelha). E se você é negra utilize o lápis preto para realçar sua beleza.

Blush e Batom

Coloquei estes dois passos juntos, pois são dos mais básicos e fundamentais para colorir e valorizar a beleza de qualquer mulher. Se você é daquelas mulheres que não usam nada te aconselho a pelo menos ter estes dois itens. Carregue na bolsa, não saia de casa sem eles. Use uma cor alegre no batom, ou clara se preferir, mas não deixe de usá-los.

A Importância do Protetor Solar

Muitos produtos de maquiagem hoje possuem fator de proteção solar em sua composição. O FPS 20 é o ideal, pois protege o suficiente e não possui tantos conservantes como os bloqueadores. Caso nenhum produto de sua maquiagem possua FPS 20 é de fundamental importância que antes da maquiagem você proteja sua pele com um filtro solar deste fator ou o indicado pelo seu médico.
Pacientes em tratamento de quimioterapia devem evitar a radiação solar pela sua saúde. Então não esqueça, nunca saia de casa sem protetor solar, não só no rosto, mas em toda a pele exposta ao ambiente.

Coordenadora: Wilma Rodrigues Montes
Contato: 8819-6433 (whatsapp)
Blog do projeto: www.lindasparaviver.blogspot.com.br


Wilma Rodrigues Montes 
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard e em Dermato Funcional.

ACESSA.com - Curso de Automaquiagem ? Projeto ?Lindas para Viver?