Wilma Montes Wilma Montes 8/07/2015

Projeto ajuda a aumentar a autoestima de mulheres em tratamento em JF

Nesta coluna vou apresentar para vocês o projeto "Lindas para Viver", de minha autoria, feito para as mulheres em tratamento de quimioterapia, e que é realizado no Instituto Oncológico, Hospital Nove de Julho, em Juiz de Fora-MG.

A quimioterapia é uma terapia química agressiva, geralmente utilizada no tratamento do câncer e que visa destruir as células com crescimento acelerado. É um tratamento sistêmico, ou seja, afeta todo o organismo. Apesar da eficácia em atacar as células cancerígenas ser comprovada, a quimioterapia possui graves efeitos colaterais que afetam profundamente a qualidade de vida destes pacientes. O efeito colateral que tem maior impacto na autoestima das mulheres é sem dúvida a queda de cabelo.

Os cabelos fazem parte da identidade de cada pessoa, revelam a personalidade, denunciam o nível de vaidade e refletem a sensualidade. Quando os cabelos começam a cair, as mulheres costumam se sentir impotentes e tristes. Essa perda vai muito além da estética, pois abala profundamente a saúde emocional e psicológica destas pacientes.

Wilma Montes

O projeto nasceu da vontade de ajudar estas mulheres a se redescobrirem neste momento delicado de suas vidas, a seguirem em frente, a se cuidarem e se amarem, aprendendo maneiras novas de estarem e se sentirem "Lindas para Viver". Através da maquiagem elas aprendem a dar um retoque especial na pele do rosto que as deixam livres de alguns sintomas como manchas, olheiras e a perda de pelos nos cílios e sobrancelhas. Ainda recebem doações de maquiagens básicas para usarem no seu dia a dia e lenços para a cabeça que as deixam charmosas e felizes.

As mulheres em tratamento no Instituto Oncológico têm participado de sessões de maquiagem enquanto recebem a quimioterapia. Este é um trabalho voluntário, sem fins lucrativos, e que depende da colaboração da sociedade através da doação de maquiagens e lenços para cobrir a cabeça. Quem ainda quiser doar perucas, ou outros itens como esmaltes, bijuterias e outros acessórios de beleza serão muito bem-vindos.

Quem desejar conhecer um pouco mais sobre este projeto, maquiadores profissionais que desejarem participar como voluntários ou qualquer pessoa que puder contribuir com qualquer tipo de doação acesse o blog.


Wilma Rodrigues Montes 
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard e em Dermato Funcional.

ACESSA.com - Projeto ajuda a aumentar a autoestima de mulheres em tratamento em JF