Doce em compota exige cuidado na produ??o O mais importante ? preservar as propriedades da fruta,
principalmente seu sabor



Priscila Magalh?es
Rep?rter
10/07/08

Nas m?os de Maria Geralda Gomes, integrante da Associa??o dos Produtores Rurais da Agroind?stria Familiar de Juiz de Fora, as frutas que ela retira do pr?prio pomar viram deliciosos doces em compota.

Mam?o, laranja, goiaba, figo, jaca, ab?bora, banana e carambola se transformam e doces puros ou s?o misturados entre si. "As frutas podem ser trabalhadas de acordo com a criatividade ou o gosto de quem faz". A criatividade est? na forma como as frutas s?o cortadas, enfeitadas e misturadas.

Ali?s, ela diz que a criatividade ? marca registrada dos produtos artesanais. "Esta ? a diferen?a entre a produ??o em alta escala para a artesanal. Produzimos de acordo com o tipo de polpa".

Ela garante que os detalhes fazem a diferen?a. "? importante se preocupar com a apar?ncia do doce, por isso enfeito algumas frutas com ameixa ou com bolinha de doce de leite e corto os peda?os mais ou menos iguais".

Foto de compota de mam?o Foto de compota de goiaba Foto de compota de ab?bora

Uma ?nica fruta pode se transformar em v?rios tipos de compota. Geralda exemplifica usando a laranja. "Corto a fruta em duas partes e enfeito com ameixa, fa?o ela pura e com abacaxi, as duas bem picadinhas". Para as misturas, a dica ? levar em considera??o as propriedades das frutas. "Laranja com jabuticaba n?o combinam, porque a consist?ncia das duas ? diferente", explica. Por?m, ela alerta que ? preciso ter cuidado com as propor?es. "? preciso colocar a mesma quantidade de duas frutas para n?o descaracterizar a compota".

Entre as propriedades das frutas que devem ser preservadas est?o o sabor e a cor. No primeiro caso, Geralda revela o segredo. "H? frutas que servem de base para a produ??o de compota de qualquer sabor. Uma delas ? o lim?o. Todo pomar tem que ter". Segundo ela, ? s? colocar algumas gotas de lim?o na compota para preservar o sabor da fruta.

Foto de compota de mam?o Foto de compota de goiaba Foto de compota de ab?bora

Ela diz que a quantidade de lim?o e o momento em que ele ? colocado n?o s?o importantes. "O que importa ? colocar um pouquinho. Ele ? importante at? na de laranja". Mesmo sendo importante preservar a cor das frutas, ela diz que, quando se trata de uma mistura, isso n?o ? importante. "Se o visual agradar aos olhos, pode misturar".

Produ??o

Foto de Maria Geralda Geralda (foto ao lado) explica que o primeiro passo e o mais importante ? escolher a mat?ria prima: a fruta. Depois de limpar, deve-se cozinh?-la. O pr?ximo passo ? deix?-la descansando na calda por 24 horas. "O ideal seria que todas ficassem para absorver o a?car, por?m nem todo mundo deixa".

Ela alerta que as compotas de goiaba, laranja e carambola precisam ficar de repouso na calda, muito simples de fazer, segundo Geralda. A pessoa decide o ponto que quer, se mais grossa ou mais rala. "? s? misturar a?car e ?gua em uma panela e deixar ferver at? o ponto que preferir", ensina.

Foto de Maria Geralda Mesmo se a compota for uma mistura, as frutas devem passar pelo processo de produ??o separadas. "Elas s? s?o misturadas na hora do envase", diz. Este ? o ?ltimo passo, colocar o doce nos vidros. O envase ? feito por Geralda seguindo as normas da legisla??o. "Se n?o for assim, o produto vai se perder mais r?pido", diz. Por?m, ela diz que quem fizer em casa, para consumo imediato, n?o h? necessidade de seguir norma alguma.

Quando o envase ? feito tecnicamente, seguindo a legisla??o, a validade da compota ? de 12 meses. "Mas tem algumas que quanto mais velhas melhor. Este ? o caso do figo, jambo e da laranja", garante. Muito importante durante todo o processo ? a higiene, o que inclui a pessoal, dos utens?lios e da fruta. Para ela, tamb?m ? fundamental o gosto pela produ??o. "? essencial gostar do que faz. S? assim ? poss?vel criar e colocar o amor na fruta".