Só Sabor

Aprenda a identificar os 21 tipos de cortes da carne bovinaCarne de primeira e carne de segunda têm, praticamente, os mesmos valores nutritivos. Alimento é fonte de proteína, além de vitaminas e ferro

Jorge Júnior
Repórter
11/11/2011
carne

Carne de primeira é melhor do que carne de segunda? O que é carne de primeira? Para esclarecer essas dúvidas e explicar a melhor forma de preparo de cada uma, o Portal ACESSA.com conversou com uma nutricionista.

De acordo com a especialista em nutrição clínica e em saúde coletiva, Clorisana Abreu, essas qualificações são geradas pelos próprios cortes e os valores nutritivos são praticamente os mesmos. "A carne de primeira é mais macia. Ela é indicada para fazer frita ou em bife. Já a carne de segunda, é menos nobre, mas isso não significa que ela tem uma quantidade inferior de nutrientes", explica. A carne bovina permite 21 tipos de cortes entre os considerados de primeira e os de segunda (veja tabela abaixo).

Ainda segundo Clorisana, a principal diferença é a quantidade de nervo e gordura. "A carne de segunda é mais barata e é mais dura, isso porque, ela fica em uma parte do boi que exige mais exercício, como o músculo, por exemplo. O filé mignon fica em uma parte menos usada do boi, por isso ela é de primeira." Porém, a nutricionista destaca que, se bem preparada, a carne de segunda pode ter um resultado muito saboroso. "A carne bovina é um alimento extremamente nutritivo, além de elevar a densidade energética e nutricional, facilitando o balanceamento das dietas." Entre os benefícios, está a melhora da absorção de minerais (Fe e Zn) e a contribuição com ácidos graxos essenciais e a ação metabólica", ressalta

A carne que é uma fonte de proteína e fornece vitaminas, ferro e o mineral essencial para o desenvolvimento. Deve ser ingerida uma porção por dia, independente do tipo. Em relação ao peixe e ao frango, a digestão da carne é mais devagar, variando de acordo com cada pessoa. "Cada indivíduo tem uma digestão diferente. Existem enzimas que atuam na digestão da carne, mas, para ajudar, as frutas como abacaxi e mamão são muito indicadas." Na hora do preparo, essas frutas também podem servir como amaciante da carne.

Conheça cada tipo de corte

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Regina Lucia Thomas: é maravilhoso esse curso aprendendo cada vez mais

Ricardo Jose: muito bom