• Assinantes
  • Só Sabor

    Aprenda a identificar os 21 tipos de cortes da carne bovinaCarne de primeira e carne de segunda têm, praticamente, os mesmos valores nutritivos. Alimento é fonte de proteína, além de vitaminas e ferro

    Jorge Júnior
    Repórter
    11/11/2011
    carne

    Carne de primeira é melhor do que carne de segunda? O que é carne de primeira? Para esclarecer essas dúvidas e explicar a melhor forma de preparo de cada uma, o Portal ACESSA.com conversou com uma nutricionista.

    De acordo com a especialista em nutrição clínica e em saúde coletiva, Clorisana Abreu, essas qualificações são geradas pelos próprios cortes e os valores nutritivos são praticamente os mesmos. "A carne de primeira é mais macia. Ela é indicada para fazer frita ou em bife. Já a carne de segunda, é menos nobre, mas isso não significa que ela tem uma quantidade inferior de nutrientes", explica. A carne bovina permite 21 tipos de cortes entre os considerados de primeira e os de segunda (veja tabela abaixo).

    Ainda segundo Clorisana, a principal diferença é a quantidade de nervo e gordura. "A carne de segunda é mais barata e é mais dura, isso porque, ela fica em uma parte do boi que exige mais exercício, como o músculo, por exemplo. O filé mignon fica em uma parte menos usada do boi, por isso ela é de primeira." Porém, a nutricionista destaca que, se bem preparada, a carne de segunda pode ter um resultado muito saboroso. "A carne bovina é um alimento extremamente nutritivo, além de elevar a densidade energética e nutricional, facilitando o balanceamento das dietas." Entre os benefícios, está a melhora da absorção de minerais (Fe e Zn) e a contribuição com ácidos graxos essenciais e a ação metabólica", ressalta

    A carne que é uma fonte de proteína e fornece vitaminas, ferro e o mineral essencial para o desenvolvimento. Deve ser ingerida uma porção por dia, independente do tipo. Em relação ao peixe e ao frango, a digestão da carne é mais devagar, variando de acordo com cada pessoa. "Cada indivíduo tem uma digestão diferente. Existem enzimas que atuam na digestão da carne, mas, para ajudar, as frutas como abacaxi e mamão são muito indicadas." Na hora do preparo, essas frutas também podem servir como amaciante da carne.

    Conheça cada tipo de corte

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.