Só Sabor

Sobremesa com massa de biscoito para deixar tudo crocante A torta de limão é um doce fácil de ser feito e que permite muitas variações. Com biscoito, a massa fica muito mais suave e saborosa

Marinella Souza
Colaboração*
21/11/2008

Depois de passar o ano inteiro se esforçando em manter uma dieta equilibrada, criando mil e uma receitas diferentes com ingredientes saudáveis, que tal aproveitar que o clima natalino já está invadindo a cidade e aprender uma receita nada natural e muito gostosa?

Trata-se da torta de limão. Popular, a torta de limão permite várias combinações que depende do gosto e da disponibilidade de tempo que a pessoa tem para "brincar" na cozinha. Normalmente, as receitas tradicionais utilizam muitos ingredientes e demoram muito tempo para ficarem prontas.

O grande diferencial da versão que vamos ensinar está na massa. Ela é feita de biscoito maisena e manteiga, nada além disso.

A nutricionista Thaís Coutinho explica que o recheio é basicamente o mesmo: leite condensado, suco de limão e creme de leite, mas o biscoito dá um toque suave à torta.

"A massa fica mais macia, mas com uma certa crocância", diz. Depois de uns minutos no forno, essa mistura de biscoito e manteiga ganha uma consistência macia e fica bem fininha e o toque crocante dão um charme extra para o azedo do limão aliado ao sabor adocicado do leite condensado.

Depois de pronta a torta, o biscoito fica quase imperceptível porque o destaque dessa sobremesa é mesmo o recheio abundante. Indicada para ocasiões especiais que pedem um doce mais elaborado, a torta de limão não leva mais do que meia hora para ficar pronta e agrada a todo mundo.

Tháis ensina que para evitar que o creme de leite talhe, é preciso misturar primeiro o leite condensado e o limão para só depois acrescentar o creme de leite. É a acidez do limão que vai dar a consistência enrijecida do recheio.

Foto de um
pedaço da torta de limão Foto de um
pedaço da torta de limão Foto de um
pedaço da torta de limão

Se o biscoito já deixa essa torta muito especial, a recita ganha charme extra se acrescida da doçura e da suavidade do suspiro para enfeitar. E se você não quiser usar suspiro, outra dica que pode deixar a torta com um visual ainda mais bonito (e mais gostosa também), é usar raspas de chocolate e de limão para decorá-la.

Para variar, a mesma receita pode ser usada para uma torta de maracujá ou de morango. Mas aí é preciso lembrar que, no caso de usar morangos, é necessário usar um pouco de limão para garantir a consistência do recheio.

Para finalizar, uma lembrança para que você não se empolgue e evite que todo o esforço do ano inteiro tenha sido em vão: um pedaço da torta de limão tem mais ou menos 200 calorias. A média geral indicada para o consumo diário é de duas mil calorias. Mas Thaís destaca que isso depende de muitos fatores.

"Esse número (duas mil calorias) é o estimado para a população em geral, mas cada pessoa necessita de uma quantidade exata. Isso depende da altura, da idade, do peso, da atividade física e do ritmo de vida que a pessoa leva", revela.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF


Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.