Eu me amo Dicas para enfrentar problemas com a auto-estima,
ganhar confian?a e respeito por si mesmo

Fernanda Leonel
Rep?rter
07/12/2006

Insatisfa??o, problemas com o corpo ou falta de confian?a no trabalho e nas rela?es. Esse ? o seu problema? Ent?o, leia as dicas da psic?loga Jana?na Peixoto, clicando ao lado

Leia!


mulher se olhando no espelho

Sensa??o de incapacidade, rotina, falta de aceita??o, complexo com o f?sico... estes s?o alguns dos aspectos pessoais, comportamentos, id?ias, atitudes e cren?as que acabam com o amor pr?prio, fazendo com que estejamos sempre contra nosso corpo, rela?es, capacidade e habilidades.

"Amar a si pr?prio n?o ? coisa f?cil. Dialogamos conosco, pensamos nos nossos defeitos, no que poder?amos ter feito. Enfim, ningu?m melhor que n?s mesmo para pensar que poderia ser diferente e condenar o que chamamos de auto-estima", diz a psic?loga Jana?na Peixoto.

Segundo Jana?na, a auto-estima ? a confian?a e o respeito por si mesmo. Ela consiste em confiar nas pr?prias habilidades e capacidades para solucionar as dificuldades que surgem na vida. Significa considerar voc? como algu?m com direito a se expressar, se valorizar e defender seus interesses e necessidades, em pensar que voc? ? uma pessoa com valor, respeit?vel e com direito a ser feliz.

Quando a auto-estima de uma pessoa est? alta, ela tende a ser mais independente, segura de suas capacidades e id?ias e persistente no ?xito de seus objetivos, al?m de ter mais capacidade e resist?ncia para solucionar as dificuldades e um interesse constante por novas metas pessoais e profissionais.

mulher lendo um livro Por outro lado, quando algu?m avalia a si mesmo sempre em sentido negativo, tende a ser mais dependente ou submisso diante dos demais, a sentir-se com medo ou indefeso ante a incerteza e a desistir logo em suas tentativas de supera??o - uma s?rie de fatos que pode levar facilmente ? frustra??o e ao mal-estar.

Nesta situa??o, quem est? com a "bolinha baixa" tem pensamentos do tipo: "n?o valho nada", "fa?o tudo mal ou n?o t?o bem como deveria", "n?o se serei capaz de...", "n?o gosto de mim mesmo...". Bola pra frente! Como destacou a psic?loga Jana?na Peixoto, n?o h? nenhum tipo de baixa auto-estima que n?o pode ser resolvido.

Dicas se amar frente ao espelho
Existem diversas facetas, comportamentos, id?ias ou atitudes, tipos de personalidade ou cren?as aprendidas que favorecem, determinam ou se relacionam a uma baixa auto-estima.

Como explica Jana?na, pessoas mais fechadas tendem a sofrer mais com esse tipo de comportamento que as pessoas que possuem facilidade de comunica??o. Quem est? entre os 30 e 40 anos, tamb?m tende a ficar mais de mau consigo mesmo. As mulheres por crises vindas na grande maioria das vezes das trasforma?es do corpo e pele, e os homens, pela crise da maturidade profissinal e desejo que estar em uma posi??o superior.

Dicas
A psic?loga Jana?na Peixoto, d? dicas para homens e mulheres recuperarem o amor pr?prio o mais r?pido poss?vel. Confira a confie em voc?!

  • Se voc? est? insatisfeito com sua vida... para afastar a sensa??o de baixa produtividade e cultivar o sentido de auto-efic?cia, ? preciso reconhecer suas pr?prias qualidades, as potencialidades de sua conduta que permitam que voc? sinta-se bem consigo mesmo ao coloc?-las em pr?tica. Pense e aponte dez atividades que tenham feito com voc? se identificasse ou ficasse feliz e reflita sobre elas, uma a uma. Pergunte-se sobre uma atividade que voc? pratica ou praticou que te deixa satisfeito, se ? f?cil para voc? desenvolv?-la e ? poss?vel conseguir bons resultados com ela. Caso haja uma, pratique-a, porque isso o motivar? a seguir adiante com ela.
  • Se voc? tem vergonha de seu corpo, provavelmente ? porque estabeleceu metas muito altas com rela??o a seu corpo ou muito longe do que sua pr?pria natureza lhe permite. Esque?a os modelos impostos pela sua cabe?a, que o impedem de desfrutar do que voc? realmente ?, e comece a descobrir suas qualidades: um sorriso bonito, olhos brilhantes e alegres, um belo cabelo. Tudo o que faz parte de voc? em conjunto, seu aspecto e maneira de ser, tornam-no uma pessoa atrativa, e n?o cada parte em separado. Aproveite todos os seus recursos f?sicos: fa?a esporte, cuide de sua imagem, escolha roupas que o favore?am, ressalte suas caracter?sticas mais bonitas ou mude seu corte de cabelo.
  • Se sua vida ? rotineira e chata... fa?a a cada dia alguma coisa que o satisfa?a s? pelo prazer de faz?-la. Por exemplo: tome um banho perfumado, beba ch? num terra?o com uma bela vista ou ou?a m?sica por meia hora estirado numa poltrona. Com isso, voc? descobrir? que pode e que gosta de mudar, e fazer com que essas mudan?as cheguem a v?rias ?reas de sua vida. Cada um ? respons?vel por sua felicidade. Outra t?tica ? escutar o pr?prio organismo, atender seus pedidos, descobrir sua sabedoria natural. Tire um cochilo, ande por v?rios lugares, melhore sua alimenta??o, respire de forma consciente, enfim, fa?a de tudo at? voc? saber do que gosta.
  • Se voc? sente que tem poucas habilidades ou ? incapaz, todos podemos fazer muito mais coisas e temos mais talento e capacidade criativa do que imaginamos: s? ? preciso descobrir e exercitar essas qualidades. H? muitos que pensam que, como n?o fazem nada direito e acham ser muito tarde para mudar, a melhor coisa a se fazer ? cruzar os bra?os, privando-se de aprender coisas novas. Comece com atividades simples, v? adquirindo confian?a e seguran?a com elas e depois aumente progressivamente a complexidade das tarefas, estabelecendo as habilidades que quiser desenvolver: dire??o, decora?es, cozinha, pintura, desenho ou o que seja.
  • Se voc? detesta sua forma de ser e n?o se aceita, provavelmente voc? tamb?m tem a vaga sensa??o de mal-estar com si mesmo, sentir-se pouco interessante, sem nada de positivo em sua personalidade ou forma de ser, de sentir-se inferior ou med?ocre. Freq?entemente, quando algu?m n?o se destaca em nada ? porque tem uma personalidade harm?nica, em que as diferentes partes se combinam num grau suficiente. O complexo surge quando voc? passa tempo se comparando aos demais em aspectos nos quais sai perdendo. Saiba que h? milh?es de pessoas que seriam felizes em seu lugar, viva com plenitude e desfrute do que voc? ? e tem, sem se comparar com ningu?m, e sinta-se feliz de ser quem voc? ?: algu?m ?nico.
  • Se voc? acha que tem pouca for?a intelectual, ter menos estudo e conhecimento n?o significa ser menos inteligente ou inferior aos demais, mas provavelmente aponta que voc? nunca teve a oportunidade de desenvolver essas habilidades. Nada o impede de faz?-lo. A leitura ? uma boa forma de adquirir cultura: pe?a a um amigo que recomende um livro interessante, curto e f?cil de ler. Pouco a pouco, voc? abrir? sua mente a outras leituras. E h? uma grande variedade de cursos e estudos que podem ajud?-lo a melhorar intelectualmente e a sentir-se melhor consigo mesmo. Toda a energia que investe em dizer "sou incapaz" deve ser redirecionada a trabalhar a seu favor, afirmando "eu posso". Estabele?a uma s?rie de objetivos que possam ser cumpridos, come?ando com os de menor dificuldade. Para conseguir cada um, defina a meta final e divida o trabalho em pequenos passos que possam ser cumpridos em prazos menores, para ir ganhando confian?a e seguran?a.