Mexerica Fruta de inverno, previne c?lculo renal e d? pigmento azulado a um tipo de cacha?a

S?lvia Zoche
Rep?rter
21/06/2006

O tempo come?a a esfriar e as bancas das feiras aglomeram uma fruta gostosa de comer e f?cil de descascar: a mexerica. Essa facilidade em descascar ? um ?timo atrativo. ? por isso que Maria Jos? Montinotti, se tiver que escolher, prefere a mexerica do que a laranja. "? muito mais f?cil e d? para comer em qualquer lugar". As crian?as, ent?o, nem se fala, porque n?o precisam de um adulto para degustar os gomos.

Diferentemente de outras frutas c?tricas, a mexerica n?o possui aquela membrana branca entre a casca e os gomos. Estes t?m somente um emaranhado de fibras cobrindo a polpa. A fruta faz tanto sucesso que Maria Jos?, dona de uma banca de frutas junto com o irm?o, diz que as pessoas costumam comprar logo duas d?zias de uma vez.

O Citrus nobilis, nome cient?fico da mexerica, d? em ?rvores de tamanho pequeno a m?dio porte e com espinhos. Sua copa ? mais cheia, meio arredondada e as folhas s?o verdes escuras. Segundo o nutricionista Arnaldo Pinheiro, ? uma fruta origin?ria do continente asi?tico.

Foto:
ACESSA.com Foto:
ACESSA.com

Em terras brasileiras, a mexerica tamb?m ? conhecida por outros nomes, como laranja-cravo, tangerina, mandarina e bergamota, no Rio Grande do Sul.

Entre as variedades, existem a mexerica-cravo, um pouco ?cida e ? suculenta; ponc? de gomos grandes, que solta a casca com facilidade; ponc?-extra, tamb?m possui gomos grandes, mas n?o ? t?o suculenta, entre outras. Em receitas, pode ser usada ao natural - mais comum -, em sucos, sorvetes, cremes e at? em molhos para pratos salgados.

Foto:
ACESSA.com Suas propriedades funcionam bem como laxativo, antiartrit?ca e antigotosa. "A mexerica previne o c?lculo renal, formado a partir de oxalato de c?lcio, podendo tamb?m ser utilizada no combate a arteriosclerose e no tratamento de tumores", diz Arnaldo.

Cada 100g dela possui 40kcal, al?m de ser fonte de c?lcio, f?sforo, ferro, s?dio, magn?sio e enxofre e das vitaminas A, complexo B e C.

E duas curiosidades. A primeira ? que a casca da tangerina ? usada pelos ?ndios como pigmento na fabrica??o de uma cacha?a feita com mandioca. O incr?vel ? a cor resultante. "? uma cor azulada puxada para o roxo. Eu ganhei uma garrafa desta cacha?a", conta Arnaldo. A segunda curiosidade ? referente a um tabu: a que mexerica causa resfriado. Arnaldo explica que algumas pessoas acreditam nisto, porque, normalmente, ? uma fruta fria por sua safra ser no inverno e por causar espirros. "Mexerica n?o causa gripe. ? que o sumo irrita as vias nasais quando a fruta ? descascada e algumas pessoas espirram, mas isto n?o ? resfriado". Entendido?

Veja algumas receitas preparadas com a mexerica, enviadas por internautas:

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com