Artigo
Alimentos na Preven??o de Doen?as
::: 30/05/2006

As popula?es orientais, h? milhares de anos usam os alimentos na preven??o e tratamento de doen?as. A qualidade de vida pode ser melhorada por interm?dio da a??o das subst?ncias alimentares com os nossos sistemas corporais.

Esta a??o pode ser a regula??o ou modula??o de um processo metab?lico espec?fico. Normalmente os alimentos vegetais s?o boas fontes de nutroc?uticos, j? os alimentos de origem animal n?o apresentam com frequ?ncia tais subst?ncias ou precisam ser mais estudados.

Dentre estas subst?ncias, destacam-se os anti-carcimog?nicos, os hipocolesterolemiantes, os renovadores da flora intestinal (probi?ticos) e auxiliadores das rea?es p?s-menopausa.

Fun??o no Organismo Subst?ncias Alimentos
Anti-c?ncer Licopeno, Indol-3-carbinol, Catequinas, ?lcohol perililo, Flavonas, Flavononas, Cruc?feras Tomate melancia, papaia, pitanga, goiaba vermelha, br?colis, couve-flor, ch?s(todos os tipos), lim?o, pomelo, champignon Imenatzutake, citricus como lim?o, laranja e tangerina, pr?polis
Redu??o de Colesterol Antocianinas, Taninos, Polifen?is, Flanon?ides, B-sistosterol, B-glucana, Alicinas, Fitoster?is, Fibras Uva, beterraba, ameixa, beringela, champignon Shiitake, tamarindo, ?leo de amendoim, aveia, alho, cebola, soja, gr?os integrais, salsicha, frutas em geral, verduras.
Melhoradora da microbiota intestinal Inulina, Probi?ticos Banana, batata, alcachofra, alimentos obtidos pela fermenta??o do leite
Amenizadora da condi??o P?s-menop?usica Geniste?na, Daidze?na, Api?na Soja e seus derivados, feij?o em geral, salsicha

As frutas, hortali?as, cereais integrais e leguminosos s?o ricos em subst?ncias capazes de promover a sa?de. Prote?nas do soro do leite (ricota, bebina l?ctea podem modular o sistema imunol?gico e reduzir a incid?ncia de infec?es, c?ncer e imunodefici?ncia.

As bact?rias lactobacillus ocidophilus e os do g?nero bifidobacterium, hospedeiros do nosso intestino, s?o do grupo de c?lulas vivas, presentes nos leites fermentados, capazes de trazer muitos benef?cios ao organismo. Eles s?o conhecidos como probi?ticos. J? os prebi?ticos s?o subst?ncias que promovem o crescimento destes microrganismos.

Benef?cios dos Probi?ticos e Prebi?ticos


• Al?vio da constipa??o intestinal;
• Redu??o do colesterol sangu?neo
• Efeitoantimutag?nico;
• Estabiliza??o da micriflora intestinal, especialmente ap?s severos estresses intestinais ou uso de antibi?ticos;
• Supress?o de enzimas microbianas potencialmente prejudiciais, associadas com o c?ncer de c?lon;
• Redu??o na intoler?ncia ? lactose;
• Diminui??o da popula??o de pat?genos, atrav?s da produ??o de ?cidos ac?tico e l?ctico e bacteriocinas;
• Aumento da resposta imunol?gica;
• Produ??o de vitaminas(riboflavina, niacina, tiamina, vitamina B6, vitamina B12 e ?cido f?lico);
• Promo??o do crescimento.

A soja, uma leguminosa e o alimento mais estudado no mundo, ? um dos alimentos que oferecem muitos benef?cios ? sa?de dos seres vivos, pois ? amplamente usada na formula??o da ra??o animais, e suas isoflavonas s?o capazes de previnir c?ncer, doen?as cr?nicas, artelosclerose , doen?as card?acas , podem amenizar os efeitos da menopausa e ainda ? uma rica fonte de vitamina E, importante antioxidante.

As frutas e hortali?as tamb?m s?o fontes de subst?ncias antoxidantes como a vitamina C e os caroten?ides , os fen?is e os sulfurados e os oligossacar?deos, importantes prebi?ticos.

Alho e cebola atuam na preven??o de tumores de es?fago, mama e est?mago. O alho tamb?m ajuda na redu??o do mal colesterol o LDL e fortalece o sistema imune. Os isotiocianatos das cruc?feras, repolho, couve-flor, brocolhes podem previnir tumor na mama, pulm?es e est?mago.

O resveratrol , queratina ?cido caf?ico e fen?lico do suco de uva s?o importantes anti carcinog?nicos; j? as catequinas e flavon?ides juntamente com as antocianinas e taninos s?o antioxidantes.

O tomate merece aten??o especial j? que est? presente na mesa quase todos os dias e nas mais diferentes classes sociais. O licopeno , um pigmento deste vegetal ? capaz de previnir o c?ncer de pr?stata. Quando consumido cru esta subst?ncia ? preservada. O ideal ? incluir no m?nimo tr?s por?es deste vegetais por dia nas refei?es.


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com