• Assinantes
  • Saúde


    Artigo
    Alimentos na Prevenção de Doenças
    ::: 30/05/2006

    As populações orientais, há milhares de anos usam os alimentos na prevenção e tratamento de doenças. A qualidade de vida pode ser melhorada por intermédio da ação das substâncias alimentares com os nossos sistemas corporais.

    Esta ação pode ser a regulação ou modulação de um processo metabólico específico. Normalmente os alimentos vegetais são boas fontes de nutrocêuticos, já os alimentos de origem animal não apresentam com frequência tais substâncias ou precisam ser mais estudados.

    Dentre estas substâncias, destacam-se os anti-carcimogênicos, os hipocolesterolemiantes, os renovadores da flora intestinal (probióticos) e auxiliadores das reações pós-menopausa.

    Função no Organismo Substâncias Alimentos
    Anti-câncer Licopeno, Indol-3-carbinol, Catequinas, Álcohol perililo, Flavonas, Flavononas, Crucíferas Tomate melancia, papaia, pitanga, goiaba vermelha, brócolis, couve-flor, chás(todos os tipos), limão, pomelo, champignon Imenatzutake, citricus como limão, laranja e tangerina, própolis
    Redução de Colesterol Antocianinas, Taninos, Polifenóis, Flanonóides, B-sistosterol, B-glucana, Alicinas, Fitosteróis, Fibras Uva, beterraba, ameixa, beringela, champignon Shiitake, tamarindo, óleo de amendoim, aveia, alho, cebola, soja, grãos integrais, salsicha, frutas em geral, verduras.
    Melhoradora da microbiota intestinal Inulina, Probióticos Banana, batata, alcachofra, alimentos obtidos pela fermentação do leite
    Amenizadora da condição Pós-menopáusica Genisteína, Daidzeína, Apiína Soja e seus derivados, feijão em geral, salsicha

    As frutas, hortaliças, cereais integrais e leguminosos são ricos em substâncias capazes de promover a saúde. Proteínas do soro do leite (ricota, bebina láctea podem modular o sistema imunológico e reduzir a incidência de infecções, câncer e imunodeficiência.

    As bactérias lactobacillus ocidophilus e os do gênero bifidobacterium, hospedeiros do nosso intestino, são do grupo de células vivas, presentes nos leites fermentados, capazes de trazer muitos benefícios ao organismo. Eles são conhecidos como probióticos. Já os prebióticos são substâncias que promovem o crescimento destes microrganismos.

    Benefícios dos Probióticos e Prebióticos


    • Alívio da constipação intestinal;
    • Redução do colesterol sanguíneo
    • Efeitoantimutagênico;
    • Estabilização da micriflora intestinal, especialmente após severos estresses intestinais ou uso de antibióticos;
    • Supressão de enzimas microbianas potencialmente prejudiciais, associadas com o câncer de cólon;
    • Redução na intolerância à lactose;
    • Diminuição da população de patógenos, através da produção de ácidos acético e láctico e bacteriocinas;
    • Aumento da resposta imunológica;
    • Produção de vitaminas(riboflavina, niacina, tiamina, vitamina B6, vitamina B12 e ácido fólico);
    • Promoção do crescimento.

    A soja, uma leguminosa e o alimento mais estudado no mundo, é um dos alimentos que oferecem muitos benefícios à saúde dos seres vivos, pois é amplamente usada na formulação da ração animais, e suas isoflavonas são capazes de previnir câncer, doenças crônicas, artelosclerose , doenças cardíacas , podem amenizar os efeitos da menopausa e ainda é uma rica fonte de vitamina E, importante antioxidante.

    As frutas e hortaliças também são fontes de substâncias antoxidantes como a vitamina C e os carotenóides , os fenóis e os sulfurados e os oligossacarídeos, importantes prebióticos.

    Alho e cebola atuam na prevenção de tumores de esôfago, mama e estômago. O alho também ajuda na redução do mal colesterol o LDL e fortalece o sistema imune. Os isotiocianatos das crucíferas, repolho, couve-flor, brocolhes podem previnir tumor na mama, pulmões e estômago.

    O resveratrol , queratina ácido caféico e fenólico do suco de uva são importantes anti carcinogênicos; já as catequinas e flavonóides juntamente com as antocianinas e taninos são antioxidantes.

    O tomate merece atenção especial já que está presente na mesa quase todos os dias e nas mais diferentes classes sociais. O licopeno , um pigmento deste vegetal é capaz de previnir o câncer de próstata. Quando consumido cru esta substância é preservada. O ideal é incluir no mínimo três porções deste vegetais por dia nas refeições.


    Arnaldo Pinheiro
    é nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
    trabalhando na área de nutrição clínica, nutrição enteral
    e nutrição esportiva.

    Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugestões no e-mail viver_nutricao@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.