Lucas Soares Lucas Soares 15/05/2016


Overwatch caminha para o sucesso

Entre os dias 3 e 10 de maio, pude curtir a versão beta de Overwatch, o FPS (Tiro em Primeira Pessoa) da Blizzard. O game chega oficialmente às lojas no dia 24 de maio e a expectativa é grande para mais um jogo de sucesso da produtora americana. E é fácil afirmar porque Overwatch tem tudo para agradar os fãs de jogos deste tipo, em vários aspectos.

A ideia da Blizzard foi elaborar um game de tiro futurístico, com duelos em equipes, mesclando heróis e esses elementos de FPS modernos - como subir de nível - em um único título, totalmente online. Quando joguei minha primeira partida de Overwatch, imediatamente me lembrei de Dota, Counter Strike, Battlefield, Destiny e Team Fortress 2. Bateu uma nostalgia dos tempos em que ia à lan-houses jogar com amigos. A mecânica é bastante simples e os controles são de fácil domínio, principalmente para quem já está acostumado com jogos de tiros.

A sacada dos desenvolvedores foi trazer, até o momento, 21 heróis com armas e habilidades únicas. As partidas, rápidas, obrigam o jogador a traçar uma estratégia para completar os objetivos nos mais variados campos de batalha, localizados em vários cenários. Os gráficos, que lembram bastante desenhos animados, também me agradaram. Aliás, não só a mim, afinal, durante o beta, foram disputadas 37 milhões de partidas, o que rendeu 4,9 bilhões de minutos (mais de 81 milhões de horas), segundo a própria Blizzard. Foram 9,7 milhões de jogadores em todas as plataformas! Além disso, Overwatch tem uma trilha sonora legal, é totalmente em português do Brasil e os servidores se mantiveram estáveis enquanto eu jogava.

O único ponto negativo, eu chamo atenção para isso, é o preço que o game sairá no país. Os donos de PlayStation 4 e Xbox One deverão desembolsar R$ 249,90 pelo título, enquanto que os jogadores de PC devem pagar a partir de R$ 159,90 no lançamento. Apesar de ser um preço "comum", principalmente para os consoles, o estilo da produção, de partidas rápidas e sem um modo história, torna a experiência cara.

Quem não se importa com preço, e curte jogos de FPS em equipes, certamente vai gostar de Overwatch. A Blizzard parece ter estudado bastante o mercado e tirado o que havia de melhor de cada game, buscando os pontos chaves de cada um, e unindo em um único título. Já quem é fã, mas não tem uma grana sobrando, é melhor esperar uma promoção. Quando a diversão começar, ela não tem hora para acabar.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia do beta fornecida pela desenvolvedora.

Outros destaques

1 - Tô na bronca com uma famosa loja online aí. Comprei meu Uncharted 4 na pré-venda, em novembro do ano passado, o game foi lançado na terça (10) e minha cópia demorou para ser enviada e ainda não foi entregue. Por outro lado, assim que tiver com ela, vai ter coluna especial para falar do game que parece ser o GOTY (game of the year)!

2 - Dead Island Definitive Edition chega aos consoles da nova geração no dia 31 deste mês. A versão remasterizada também é parte do projeto do Dead Island 2, ainda sem data para sair, mas que também deve ser um bom título. A versão completa virá com os games Dead Island Definitive EditionDead Island: Riptide Definitive Edition e Dead Island Retro Revenge, este último a novidade do pacote, uma versão em estilo 16-bit de batalhas contra zumbis. Bem legal!

3 - Rumores apontam que, pelo menos até abril de 2017, Final Fantasy VII Remake e Kingdom Hearts 3 não devem chegar às lojas. Os títulos haviam sido confirmados para 2016, mas não constaram entre os títulos previstos para sair ainda este ano.


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, pós-graduado em Jornalismo Multiplataforma na UFJF e repórter no Portal ACESSA.com. É apaixonado por games, séries e futebol. Foi colunista esportivo na ACESSA.com por quase três anos e editor-chefe do blog Flamengo em Foco por dois anos e sete meses.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Overwatch caminha para o sucesso