Artigo
A soja na alimenta??o
::: 07/02/2003

Entre as leguminosas (gr?os em vagem), a soja se destaca por seu alto valor nutricional, contendo prote?nas, algumas vitaminas e minerais em quantidades superiores a outros gr?os. A quantidade de prote?na presente no gr?o de soja (cerca de 30 a 40%) ? bastante superior ?s demais leguminosas (como feij?o, ervilhas etc), que cont?m cerca de 15% de prote?nas e tamb?m maior do que a da carne (cerca de 20%).

Embora esteja presente em grande quantidade, a qualidade da prote?na da soja n?o se iguala totalmente ? qualidade das prote?nas animais (carnes, ovos, leite e derivados), devendo ser complementada com outras fontes proteicas vegetais, como o arroz, o milho e o trigo. Justamente devido ao alto conte?do proteico, a presen?a de pequenas quantidades dessas outras fontes j? ? o suficiente para tornar a prote?na da soja equivalente ?s prote?nas animais. Resumindo, uma refei??o ? base de soja deve sempre conter um cereal (arroz, trigo, aveia, milho etc) para que a prote?na da soja possa ser bem utilizada pelo organismo humano.

Ainda assim, a soja ? uma excelente op??o quando se quer aumentar a quantidade de prote?nas da alimenta??o, quando n?o se deseja aumentar o consumo de alimentos de origem animal.

A quantidade de gordura presente na soja ? tamb?m superior aos outros gr?os, embora seja isenta de colesterol e n?o contribua para a eleva??o das taxas de gordura do sangue. Vale ressaltar, entretanto, que o consumo exagerado de gorduras, de qualquer tipo, pode aumentar o risco de obesidade e de doen?as cardiovasculares.

O a?car presente na soja ? pouco aproveitado pelo organismo humano, o que a torna um alimento poss?vel de ser utilizado por diab?ticos, desde que n?o esteja associada a a?cares ou a produtos ? base de amido.

A soja ? encontrada no mercado em diferentes formas, como soja em gr?o, farinha de soja (para o preparo de bolos e p?es), extrato de soja (?leite de soja? em p? ou fluido), prote?na texturizada (a chamada ?carne de soja?), al?m de estar presente em uma s?rie de outros produtos, como margarinas, ?leos vegetais, massas e biscoitos.

Embora seja muito recomendado para casos de intoler?ncia ao leite de vaca em crian?as, o leite de soja n?o cont?m a mesma quantidade de c?lcio presente nos leites de vaca e cabra. Assim sendo, crian?as que recebem exclusivamente o leite de soja devem receber uma suplementa??o de c?lcio, na forma de suplementos (medicamentos) ou de alimentos enriquecidos com esse nutriente.

A quantidade de ferro presente na soja, embora seja razo?vel (8% de ferro presente no gr?o inteiro), n?o ? t?o bem absorvido pelo organismo quanto o ferro presente nas carnes. Por isso, a soja pode ser um bom substituto para a carne quando se pensa no valor prot?ico da mesma, por?m deve ser suplementada ou associada com outros alimentos para que os outros nutrientes estejam sendo fornecidos ao organismo de maneira adequada.

O consumo di?rio de soja tem sido associado, tamb?m, ? preven??o e ao tratamento de algumas doen?as, como a osteoporose, doen?as cardiovasculares e algumas formas de c?ncer. A presen?a, na soja, de certas subst?ncias com a??o preventiva no organismo, faz da mesma um excelente alimento funcional, podendo atuar at? mesmo na preven??o dos sintomas da menopausa e evitar o desenvolvimento de alguns tipos de c?ncer na mulher. Recomenda-se o consumo di?rio de 30g de soja em gr?o para esse fim.

Resumindo, a soja ? um alimento de alto valor nutricional, poss?vel de ser utilizado nas mais diferentes formas, al?m de ser uma excelente op??o para pessoas que n?o podem consumir prote?nas de origem animal (leite, carnes, ovos etc) por doen?as ou alergias alimentares, ou mesmo para aqueles que fazem a op??o por uma alimenta??o vegetariana. Por?m, ? necess?rio um bom equil?brio alimentar ou mesmo uma suplementa??o quando a soja representa a principal fonte de prote?nas da dieta, uma vez que a falta ou a quantidade insuficiente de alguns importantes nutrientes pode gerar graves defici?ncias ao organismo.

Apresentamos, a seguir, a informa??o nutricional do gr?o de soja, com as porcentagens de adequa??o (valor di?rio) dos principais nutrientes, para 1 por??o de 20g (o que corresponde a 1 colher de sopa do gr?o cru):

Quantidade
(valor cal?rico)
Unidade
(Kcal)
20g
(80)
%VD(*)    (3)
Carboidratos g 6 2
Prote?nas g 7 14
Gorduras totais g 4 5
Gorduras saturadas g 0,5 2
Colesterol mg 0 0
Fibra alimentar g 2 7
C?lcio mg 45 6
Ferro mg 1,8 13
S?dio mg 70 **
Vitamina B1 mg 0,13 9
Vitamina B2 mg 0,04 3
Niacina mg 0,44 2


* Valores di?rios de refer?ncia com base em uma dieta de 2500 Calorias.
** Cont?m menos do que 5% da Ingest?o Di?ria Recomendada (IDR) para o nutriente s?dio.

Clique aqui e anote as receitas de pratos feitos com soja


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br