Dieta para se sentir bem no dia do casamento
A prepara??o para a cerim?nia exige uma alimenta??o balanceada, programada com anteced?ncia

S?lvia Zoche
14/05/2004

A nutr?loga Alice Amaral fala sobre a alimenta??o balanceada. Leia tamb?m a dieta para o Dia "D".

Ou?a! Leia!

Os preparativos para o casamento j? come?aram. Normalmente, tudo ? encomendado alguns meses antes. O vestido e o fraque est?o sob medida, o buffet contratado, os convites rodando na gr?fica e, claro, a data do casamento marcada com anteced?ncia. A expectativa ? grande e nada pode falhar. O corpo deve estar perfeito para entrar no vestido. ? neste momento que surgem dietas improvisadas e noivos passando mal durante a cerim?nia.

Segundo a nutr?loga, Alice Amaral (foto abaixo), algumas pessoas querem emagrecer um m?s antes do casamento. "A mulher quer ficar bem no vestido de noiva e faz dietas por conta pr?pria. O que pode acabar em um desmaio no altar, que ? muito comum", diz Alice. O recomendado ? procurar um especialista em nutri??o.

Foto ilustrativa Algumas noivas procuram emagrecer somente com tratamentos est?ticos. A nutr?loga lembra que a associa??o entre dieta e est?tica com profissionais especializados ? a melhor solu??o. "Seria melhor at? que estes h?bitos adquiridos para o casamento fossem incorporados no dia-a-dia", recomenda Alice.

A dieta ? direcionada de acordo com o perfil do cliente. "?s vezes, a pessoa nem est? muito acima do peso, mas quer estar perfeita para o dia", lembra Alice.

Bem-estar
Mesmo pessoas consideradas com peso normal apresentam algum tipo de desordem alimentar. Alguns noivos que desejam o Dia D perfeito costumam procurar ajuda profissional logo ap?s marcarem a data de casamento. "O noivo tamb?m se preocupa com a beleza. Posso dizer que em meu consult?rio, os homens s?o em igual n?mero que as mulheres. Se n?o for maior", garante Alice.

Se a dieta bem feita exige o acompanhamento antecipado, uma semana antes do evento, ? preciso redobrar os cuidados. O nervosismo e a ansiedade podem interferir funcionamento gastrointestinal. "N?o d? para ir para lua-de-mel com pris?o de ventre. A alimenta??o deve ser rica em fibras", diz Alice.

Outro sintoma desagrad?vel ? a forma??o de gases. O vestido fica apertado e causa mal-estar. Por isso, alguns dias antes da cerim?nia deve-se evitar leite, repolho, feij?o, refrigerante e doces concentrados. "S?o coisas simples, mas que muitas vezes as pessoas n?o lembram de fazer, porque n?o sabem", diz Alice.

O h?lito deve estar impec?vel. Por isso, evitar cebola e alho ? imprescind?vel, mesmo em temperos.

A hora do altar
Come?ar o dia com uma atividade f?sica ajuda a relaxar. Nadar, caminhar, qualquer exerc?cio ? importante para come?ar o dia bem. Alimentar-se em pouca quantidade, v?rias vezes ao dia ? o mais adequado. Como as cerim?nias demoram cerca de uma hora, a nutr?loga recomenda comer algo antes. "Assim, os noivos n?o correm risco de ficar com fome durante o casamento", diz.

Como o dia ? envolvido por um clima de expectativa e ansiedade, ter uma crise de hipoglicemia no altar ? comum. "? mais comum do que a gente imagina. A noiva esquece de comer por estar ansiosa, e na hora de dizer o sim a taxa de a?car est? baixa demais. A? a gente v? noivo segurando noiva no altar, porque ela ficou tonta".

Acabou a cerim?nia e alguns noivos preparam uma recep??o para os convidados. Quem foi a uma festa de casamento sabe. ? raro alguma noiva ou noivo saborear algo de seu buffet. Entradas, doces, frios, salgados, aperitivos, bebidas e bolo passam longe do casal. A maior parte do tempo est?o cumprimentando os convidados e tirando fotos.

Segundo a nutr?loga, existem alguns buffets que preparam um kit para os noivos, entregue no final da festa. O kit tem o card?pio servido na recep??o. Os noivos podem ir a caminho da lua-de-mel sem fome, sem tontura e com um h?lito perfeito.

Leia mais:

  • Dicas para uma boa refei??o no dia do casamento
  • Lembran?as para o casamento