Shantala
Conhe?a a massagem que, entre outros benef?cios,
garante sono tranq?ilo ao seu beb?.


D?bora Sereno
30/12/03

Renata Faria A Shantala ? uma t?cnica de massagem milenar feita pelas m?es em seus beb?s, origin?ria do Sul da ?ndia. O objetivo principal ? promover uma melhor comunica??o e intera??o entre m?e e filho, fortalecendo o v?nculo afetivo que j? existe entre eles. Mas a t?cnica tamb?m traz in?meros benef?cios para a sa?de do beb?.

A assistente social, Renata Faria (foto ao lado), ? respons?vel pela coordena??o dos encontros mensais promovidos pela Casa do Parto de Juiz de Fora. Nas reuni?es, que s?o gratuitas e abertas ao p?blico em geral, ela orienta gestantes e pais sobre os benef?cios da Shantala e ensina os movimentos passo-a-passo.

Benef?cios para a m?e e para o beb?
"A pr?tica da Shantala traz benef?cios tanto para a m?e quanto para a crian?a", explica Renata. Durante a gesta??o intra-uterina, o beb? tem uma rela??o muito pr?xima e ?ntima com a m?e. Ele se encontra num ambiente aconchegante que transmite prote??o e amor. Ap?s o nascimento, a crian?a passa por um choque. Encontra um ambiente mais "hostil" e passa por um per?odo de adapta??o e matura??o."A Shantala ? importante porque torna este processo muito mais confort?vel e natural".

E os benef?cios n?o param por a?. Pesquisas mostram que os beb?s que s?o submetidos a sess?es di?rias de shantala, t?m um sono mais tranquilo e relaxam com mais facilidade. "Al?m isso, a t?cnica acelera o processo de matura??o do intestino, o que explica o fato de a t?cnica ser um ?timo "rem?dio" para c?licas, e na matura??o do t?nus muscular dos beb?s", acrescenta Renata.

Para as m?es, muitas vezes cansadas com a rotina do p?s-parto, a massagem acaba tornando-se tamb?m um momento de relaxamento e proximidade com o beb?. Um ritual de amor e intimidade onde os dois s? t?m a ganhar.

Quem j? fez, garante que o resultado ? excelente. "Muitas m?es me procuram para agradecer e falar dos benef?cios que a Shantala proporcionou ao seu beb?", comenta Renata.

Clique aqui para aprender a t?cnica da Shantala

A hist?ria da Shantala

Em 1976, o franc?s Fr?derick Leboier, m?dico obstetra, viajava pela ?ndia, quando viu uma mulher sentada na cal?ada em Calcut? massageando seu filho. A pr?tica era comum no pa?s e transmitida de m?e para filha. Encantado com aquele momento, Leboier fotografou a mulher, que se chamava Shantala, e pediu que lhe ensinasse a t?cnica.

De volta ao Ocidente, Fr?derick Leboier foi respons?vel pela divulga??o da pr?tica que ele batizou de Shantala em homenagem a sua "tutora". O renomado m?dico j? trabalhava em busca da humaniza??o da assist?ncia ? mulher no parto desde a d?cada de 60.

No Brasil, a Shantala foi introduzida a partir de 1978, atrav?s da professora de yoga Maria de Lourdes da Silva Teixeira, conhecida como Fadynha. Ela conheceu o m?todo atrav?s do m?dico franc?s. Ainda hoje, Fadynha se dedica a divulga??o da Shantala no pa?s atrav?s de cursos e palestras.

Em Juiz de Fora, h? dois anos a assistente social, Renata Faria, promove encontros mensais na Caso do Parto, para a divulga??o da t?cnica e de seus benef?cios. Ela calcula que mais de 180 pessoas j? passaram pelo curso.



Leia mais:
  • Aprenda os movimentos da Shantala
  • Prepare-se para a pr?tica da Shantala
  • Conhe?a a Casa do Parto de Juiz de Fora