Informática para todos os alunos

O momento de desligar os computadores é recebido com um grande lamento dos alunos.

Por

A animação com os equipamentos ainda é grande, pois há apenas três dias a sala de informática foi inaugurada na Escola de Ensino Fundamental Ana Lira. "A aula fica bem mais divertida com os notebooks. Fico feliz só de saber que teremos aula de informática", conta Isabela Hausmann, 9 anos, aluna do 4º ano que gosta dos programas para colorir. Guilherme Hoffmann, 8 anos, está no 3º ano e vê mais graça em outro jogo educativo em que existem carros. No entanto, a empolgação é a mesma de Isabella. Ele sequer tira os olhos da tela para dizer que ter estes equipamentos na escola é "bem legal".

Ver a sala de informática ser usada pelos alunos é como a realização de mais um sonho para a professora e diretora Sandra Maria Buchmann. "Quando comecei a trabalhar aqui, a escola ainda era de madeira e hoje vejo boas salas, climatizadas, uma quadra coberta e o laboratório de informática. Trabalho aqui há 24 anos, tenho muito orgulho de ver quanta coisa já conseguimos. Estamos sempre correndo atrás de melhorias", declara. A primeira aula de informática aconteceu na quarta-feira (26) e a professora conta que as crianças ficaram fascinadas com os novos computadores. Como são notebooks, algumas crianças tentam dispensar os mouses e usar os touchpads e se divertem tentando acertar os lugares para clicar. Ao todo, são 13 notebooks, o suficiente para que se possa abrigar uma turma por vez. Antes, a escola contava com apenas quatro computadores, então as crianças tinham que ser divididas em grupos de quatro e usar o equipamento por apenas 20 minutos. Agora, as aulas são de 45 minutos e os alunos já perguntaram se elas poderiam ser estendidas para 1h.

O laboratório de informática da escola Ana Lira é o resultado de uma parceria da comunidade do Alto Gasparinho com a Prefeitura de Gaspar. Sandra conta que a prefeitura deu o material de construção e os equipamentos de informática, enquanto a Associação de Moradores do Alto Gasparinho, a Associação de Pais e Alunos e um vereador pagaram a mão de obra para erguer a nova sala e de toda a parte elétrica. "A comunidade se prontificou em ajudar e em dois meses, estava tudo pronto. Os computadores demoraram mais, pois houve problema na licitação. Enquanto os computadores não chegavam, usamos a sala para outras atividades. Agora, os alunos poderão fazer suas pesquisas e jogarem em atividades educativas, só falta o roteador, que em aproximadamente 30 dias estará aqui", destaca Sandra. Além disso, a escola também deve receber kits multimídia e um ar condicionado da nova sala. Enquanto estão sem internet, as aulas são focadas em atividades educativas trazidas pela professora de informática.

Sandra observa que as aulas de informática servirão para auxiliar no trabalho pedagógico da sala de aula por meio de suportes diferentes, como pesquisas e atividades educativas.

Para os pais

Nesta semana, Sandra preparou um ofício para encaminhar à Secretaria de Educação. Nele, ela pede para que que a sala possa ser usada também no período da noite, desta vez para que os adultos da comunidade possam ter aulas de informática. "Este pedido partiu dos pais. Muitas vezes, eles mesmos não sabem mexer bem nestes equipamentos", ressalta.

Os alunos aguardam agora pelo roteador, que permitirá o acesso a internet