Leitor

Metas nos Bairros

Por

A IMAGEM

As chuvas de novembro deixaram as marcas de sua passagem impressas na história do bairro Gasparinho. Três antigas estufas de secagem de fumo ruíram devido o excesso de umidade. Na propriedade do ex-fumicultor, José Benevenutti, a estufa desmoronou no dia 23 de novembro. Ele lamenta o fato mais pela questão histórica que pelo prejuízo. Durante muito tempo, o cultivo de fumo foi o esteio econômico das famílias do bairro e as poucas estufas que restam marcam essa época. Hoje, somente um agricultor, Nelson Nicoletti, se dedica ao cultivo do fumo, ele foi tema de reportagem na edição número 49 do Metas nos Bairros.

ARTIGO

A difícil arte de viver em comunidade
Desde a infância, aprendemos como conviver bem com os outros. Em nossos lares descobrimos que para se conviver bem com as pessoas à sua volta é preciso antes de tudo respeitar o direito do outro, independente de quem ele seja, se um filho, um irmão, um amigo ou vizinho.
A regra é antiga e clara: nosso direito termina onde começa o do outro. Assim, por exemplo, eu posso fazer uma festa e ouvir música alta, desde que as outras pessoas, que também a estiverem ouvindo, gostem de som alto e do estilo da música. Nesse momento, é bom pensarmos nos nossos vizinhos e não só naquele que se encontra no mesmo ambiente onde a música está tocando.
Se vivêssemos como ermitões, não precisaríamos nos preocupar. Porém, como vivemos em comunidade é um pouco diferente. Precisamos aprender a agir de forma a não prejudicar o outro. É importante, também, nos acostumarmos a tratar a todos educadamente.
As leis tratam de assuntos mais graves, tais como matar e roubar. Porém, todos têm outros direitos além do direito à vida e à suas propriedades. Quando falamos de vida precisamos incluir o machucar o outro e não só matar, portanto ninguém tem o direito de bater em outra pessoa. E quando falamos de propriedade é bom lembrar que estragar de qualquer forma, aquilo que não é seu, inclui, por exemplo, pichar um muro, arranhar um carro, e várias outras coisas.
Também é preciso tratar os outros não da forma que queremos ser tratados, mas da forma que eles gostariam de ser tratados. Pode ser que o gosto dos outros seja diferente do nosso.
Se possível, procure seguir algumas regras de boa convivência no seu dia a dia:
- Não economize sorriso: de todas as moedas circulantes no comércio da vida, o sorriso é a que compra maior porção de alegria pelo menor preço.
- Seja otimista. Quem vê tudo na existência pelo lado sombrio do derrotismo raramente cruza com amigos na rua, porque a maioria deles dobra a esquina para escapar do encontro.
- Seja alegre e comunicativo. Um “bom dia”, um “alô” custa pouco e rende muito.
- Seja simples e modesto. 
- Seja um bom conversador.
- Procure ouvir as pessoas ou avaliar a situação antes de emitir um julgamento.
Interesse-se pelos outros. Só assim eles acharão você interessante.
- Tenha coragem para assumir decisões. 
- Assegure-se que as informações sejam claras, completas, transparentes e bem recebidas.
- Compreenda que as pessoas que pensam de outra forma, estão sinceramente convencidas de que o errado é você.
- Faça aos outros, em lugar de críticas, elogios.
- Com os inimigos, declarados ou gratuitos, mantenha a sobriedade do cavalheirismo. Não fale mal por trás nem perca uma oportunidade de reconciliação, dando o primeiro passo.

Sônia Jordão, especialista em liderança, palestrante e consultora organizacional.

AGENDA

Jogos entre Bairros

Na próxima sexta-feira (24) inicia a 5ª edição dos Jogos Entre Bairros.  A novidade deste ano consiste na inclusão da modalidade de futebol de areia, além das tradicionais, atletismo, bocha, futsal, vôlei de praia, xadrez, tênis de mesa, canastra e dominó.

Campanha de Vacinação

Começa no próximo sábado (25) a campanha de vacinação contra a gripe, dirigida aos idosos. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 3.945 pessoas acima de 60 anos. No ano passado, o município superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e vacinou 80,56% dos idosos de Gaspar. A vacina é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde.

Costelaço do Rotary

Já está marcada a quarta edição do tradicional Costelaço, evento promovido pelo Rotary Club de Gaspar. Será no dia 9 de maio no Clube Canarinhos, a partir das 11 horas. O preço para adesão é o mesmo do ano passado, R$ 15,00 por pessoa. A renda será toda destinada a reconstrução de dez moradias em Gaspar.

Missas

Sábado (18)
Comunidade São Judas Tadeu, Porto Arraial) 17h
Comunidade São Brás, Lagoa, 19h
Matriz,19h

Domingo (12)
Matriz, 8h
Comunidade Virgem de Nazaré, Gasparinho Quadro, 8h
Comunidade Bom Jesus, Santa Terezinha, 8h
Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Arraial Baixo, 9h:30
Comunidade São Cristovão, Gaspar Grande, 9h:30
Matriz, 19h

Participe!
Este é um espaço aberto à divulgação de eventos comunitários que acontecem na cidade de Gaspar. Participe divulgando o evento de sua comunidade ou associação de moradores.
Mande um e-mail para metasnosbairros@directioneditorial.com ou ligue 3332-1620.