Cozinhar e interagir em um s? espa?o O espa?o gourmet ? uma op??o para criar um ambiente mais descontra?do e ganhar mais espa?o na decora??o

Marinella Souza
*Colabora??o
Madalena Fernandes
*Revis?o 15/12/2008

Para nove em cada dez pessoas, a cozinha ? sempre o melhor lugar da casa. Basta reparar que em toda reuni?o de fam?lia ou entre amigos o bate-papo termina sempre na cozinha. O motivo ? simples: as pessoas precisam comer e n?o ? justo que o mestre-cuca da vez fique de fora das melhores fofocas.

Pensando nisso, a arquitetura moderna desenvolveu um espa?o ideal para esse tipo de situa??o. Trata-se do espa?o gourmet, um ambiente para cozinhar e interagir ao mesmo tempo.

A arquiteta Juliana Mara (foto abaixo) explica que a cozinha deixou de ser ?rea de servi?o para se tornar um ambiente social de intera??o e da? a necessidade de se criar um ambiente conjugado entre cozinha e sala de estar. "Mas pode ser feito nas ?reas externas da casa tamb?m", destaca.

Quem pensa em criar um espa?o desses em casa, deve levar em conta a ?rea dispon?vel e a possibilidade ou n?o de se quebrarem paredes.. "? poss?vel ter uma bancada americana simples com banquetas ou uma churrasqueira, dependendo do seu objetivo e do espa?o que vai ter para essa obra", diz.

Com isso em mente, ? preciso escolher o material do qual vai ser feita a bancada do espa?o gourmet. Juliana aconselha o uso de madeira de demoli??o ou teka . "Usar esse tipo de material vai 'quebrar' um pouco o ar metalizado do inox", orienta.

Os elementos essenciais desse tipo de ambiente s?o uma bancada com banquetas (que devem ser 30 cent?metros menores que a bancada), coifa, cook top, forno el?trico e pia. "Voc? pode incrementar isso com uma adega climatizada, churrasqueira, forno para pizza, tudo dependendo do tamanho do espa?o."

foto de 
Juliana Mara A arquiteta ressalta que n?o h? uma regra no que se refere ? decora??o de um espa?o gourmet. S?o os elementos que ficam na bancada que determinam o estilo da decora??o, e isso depende do gosto do propriet?rio. "Pode-se fazer uma coisa mais moderna ou dar um estilo retr? com batedeiras antigas, dentre outras possibilidades", comenta.

No entanto, algumas dicas s?o v?lidas para valorizar um espa?o pequeno. "O vidro d? mais leveza ao ambiente e o ladrilho hidr?ulico d? um toque especial", ressalta. Al?m disso, deixar a pia e o cook top grudados na parede ? o ideal. "O estilo ilha, com a bancada ao centro, ? mais indicado para espa?os maiores".

Uma dica interessante ? colocar na sala uma TV de plasma com eixo girat?rio que permite que tanto quem est? cozinhando como quem est? batendo papo possam assistir a um bom DVD de m?sica, por exemplo.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF