Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 13/02/2015

Saiba como criar um espaço estiloso no Carnaval

Projetada para o lazer, conforto e convivência social, um espaço que está integrado à sala de estar, idealizado para receber um pequeno grupo, onde o lado "gourmet" estabelece comunicação com a culinária e a boa conversa. A informalidade e a praticidade é o conceito básico.

Origem

No Brasil, surgiu há mais de trinta anos, no Rio Grande do Sul, expandindo-se para os outros estados, adaptando ao novo estilo de vida e moradia na evolução projetual da arquitetura contemporânea.

Vegetação

O verde é sempre bem-vindo, com vasos e espécies médias, como as jabuticabeiras, a mais requisitada. Painéis verticais com plantas criam uma humanização do espaço. Evite plantas robustas que ocupam o ambiente. Uma horta-gourmet cria um "aroma" diferenciado.

Móveis e Setorização

O mobiliário com fibras sintéticas e tecidos impermeáveis são resistentes à luz solar e fatores naturais. A setorização precisa ser pensada para o melhor aproveitamento do espaço e a distância para circulação, independentemente do tamanho do ambiente disponível.

Armários, cuba (pia), bancada, mesa, frigobar ou geladeira, cooktop, sistema de exaustão, precisam de ser bem planejados e distribuídos. Faça a opção por móveis "multifuncionais".

Faça você

Levando em consideração os espaços compactos, você pode integrar sua área social, fazendo de sua varanda uma "área gourmet", colocando uma mesa adequada e aproveitando as paredes, sem necessariamente ter todos os requisitos para isso. Basta adequar seu espaço levando o bom gosto e o clima informal. Tudo pode ser feito com criatividade!

Nossa varanda

Área de dezesseis metros quadrados
Papel de parede emborrachado, imitando "tijolinhos", de fácil manutenção
Armários de fórmica amarela
Mesa e cadeiras rústicas
Prateleiras espalhadas para objetos de decoração
Palmeira e vaso vietnamita "azul bic"
Laminado melamínico nas torres do fogão
Iluminação com fitas de led

Sugestão para o Carnaval

Cestos de vime com temperos, doces e especiarias sempre à mostra
Travessas e louças brancas harmonizam à mesa
Jogos americanos coloridos aderem ao clima informal
Balde de gelo de vidro facilita a visualização das bebidas
Sucos e água enfatizam o toque saudável
Taças transparentes e âmbar criam contrastes
Vasos pequenos de "cactos" enfatizam o verde
Guardanapos com detalhes criam os detalhes

O cachepô transparente com "serpentinas" contextualizam o "clima da folia", em uma mesa criada por Elaine Almeida, que traduziu toda nossa ideia com sua sensibilidade e bom gosto.

Bom Carnaval e até 27/02!

As fotos exclusivas de Jorge Júnior registram.

Agradecimentos:

Apolo Móveis (Loja Cascatinha, Juiz de Fora-MG )
Elaine Almeida (Consultora de vendas e D.Interiores Apolo Móveis )


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Saiba como criar um espa?o estiloso no Carnaval