Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 24/04/2015

Dicas para criar espaços aconchegantes e contemporâneos

Aconchego é uma palavra que traduz toda à essência do calor e do conforto, uma forma simples de expressar o amparo, segurança e comodidade. Um espaço aconchegante dentro de casa, proporciona bons sentimentos, equilíbrio e garante um bem-estar para toda família e amigos. O aconchego é uma acomodação, uma sensação obtida através dos ambientes no qual somos acolhidos.

Espaços

Dentro de nossas casas os espaços podem ser transformados e modificados, de acordo com novas propostas, através de pequenas e simples intervenções, criando um clima agradável para a harmonia do ambiente. É através destes espaços aconchegantes que nossas casas tornam-se "gostosas" e cheia de vitalidade.

Salas

A sala merece um tratamento especial, é um ambiente de convivência, para recebermos pessoas e com um tempo de permanência maior. O espaço precisa ser convidativo, daqueles que olhamos e temos vontade de ficar e conversar por muito tempo. É o coração da casa.

Dicas: Aposte em flores, que passam vida ao ambiente, criando um clima calmo, leve, apenas colocando um simples arranjo ou algumas hastes de alguma espécie. Crie cantos com almofadas sobre os sofás. A cor verde convida ao repouso, misturadas com outras.

Detalhes

É em pequenos detalhes que criamos "vida" e "personalidade" ao espaço, mostrando nossa "atenção" e "afeto". Um enfeite bem posicionado, mostra todo o nosso cuidado e atenção com a nossa casa. Um adorno bem centralizado, elimina à frieza, aquecendo o lugar.

Dicas: Deixe pequenos objetos de viagem sobre alguns cantos, lugares de fácil visualização.
Compre somente aquilo que gostar. Nunca use uma grande quantidade de objetos decorativos para não comprometer o ambiente, causando um desequilíbrio estético.

Espaços íntimos

Toda "ala íntima" da residência, compreende os espaços privativos, como quartos, salas de TV, corredores, saletas, pequenos ambientes que sejam localizados próximos aos dormitórios. É nos quartos que somos induzidos ao sono, e às sensações são despertadas. O uso de pequenos detalhes, como uma almofada, edredom, papéis de paredes, promove um clima gostoso de paz.

Dicas: Para salas de TV, aposte em mantas, tapetes coloridos e almofadas.
Quartos pedem detalhes pequenos, como uma simples arrumação da cama, com cores que causem conforto e tranquilidade. Corredores, o uso de novas cores e texturas, criam uma área nova, para o trânsito das pessoas.

Cores

As "cores quentes", iluminam o ambiente, promovem uma sensação de amplitude, irradiando uma luminância natural, causada pelo efeito da própria cor. As partículas são propagandas com a luz artificial e natural. Dentro de um espaço, escolha um ambiente para usar uma cor diferente em apenas uma parede, ficando elegante e aconchegante.

Dica: Caso não desejar usar "cores quentes" nas paredes escolha objetos decorativos ou invista em "texturas", como um papel de parede, com o objetivo de criar um clima diferenciado.

Pequenas varandas

O uso de cores e da criação de um novo "lay-out" para a arrumação e disposição do mobiliário promove um clima acolhedor. Almofadas coloridas podem estar sobre os locais de assento, assim como espécies de vegetação caseira, para criar um efeito singular e relaxante.

Dicas: Aposte em novos tecidos que tenham cor, para criar uma atmosfera nova, diferente do que já existiam no espaço. Sempre prefira cores que combinem com o seu ambiente, evitando gastos excessivos.
Os móveis neutros criam várias possibilidades de objetos decorativos, que podem ser trocados de lugar ou ambientes. Mesas de apoio funcionam para completar o espaço, permitindo que as pessoas tenham mais conforto.

Nota

Os ambientes contemporâneos precisam de uma humanização para tornarem-se aconchegantes, criando várias possibilidades de uso e de decoração, aproveitando as coisas que já temos em casa. Assim, podemos criar vários "cantos acolhedores" dentro de nosso espaço, capazes de transmitir paz e muito calor! Use sua criatividade e aproveite nossas dicas!


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Dicas para criar espa?os aconchegantes e contempor?neos