S?bado, 12 de abril de 2008, atualizada domingo, ?s 20h

Bejani ? o ?nico dos 17 prefeitos que ainda est? preso. Advogado do prefeito diz que vai entrar com recurso na segunda-feira



Daniele Gruppi
Rep?rter

O prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani, ainda continua detido na Penitenci?ria de Seguran?a M?xima Nelson Hungria, em Contagem, Grande BH, apesar dos outros 16 prefeitos presos temporariamente na Opera??o Pas?rgada da Pol?cia Federal terem sido liberados, ap?s determina??o da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1? Regi?o (TRF1), em Bras?lia. Em declara??o ? imprensa nacional, o advogado Marcelo Leonardo, que representa o prefeito, disse que, na segunda-feira, dia 14 de abril, "ir? entrar com pedido de liberdade provis?ria em favor de seu cliente no Tribunal de Justi?a do estado".

A situa??o de Bejani foi agravada com o flagrante em sua casa e s?tio de R$ 1.120.390,00 em dinheiro, al?m de ve?culos de luxo e armas, incluindo a pistola 9 mm, de uso restrito, com registro falso. Por este motivo, Bejani vai tamb?m responder por posse ilegal de armas.

Nesta segunda-feira, dia 14 de abril, a popula??o se re?ne em frente ? C?mara Municipal para mais uma manifesta??o. Dessa vez, eles querem cobrar dos vereadores uma posi??o sobre o caso envolvendo o prefeito.


Justi?a determina soltura dos prefeitos envolvidos

A Corte Especial do Tribunal Regional Federal determinou na noite da ?ltima sexta-feira, dia 11 de abril, a soltura dos envolvidos na Opera??o Pas?rgada. O prefeito Alberto Bejani, um dos suspeitos de desviar dinheiro do Fundo de Participa??o dos Munic?pios, ainda aguarda na Penintenci?ria de Contagem o cumprimento da decis?o e a sua libera??o (veja acima).

O advogado afirma ainda que, assim que Bejani sair da pris?o, Ap?s ser solto, Bejani pode retomar a administra??o da Prefeitura de Juiz de Fora, j? que n?o h? nenhuma decis?o oficial que lhe impe?a de assumir o cargo. Em rela??o ? arma e ao dinheiro encontrados na casa do prefeito, Marcelo diz que esses fatores n?o interferem na decis?o da pris?o tempor?ria. "Trata-se de uma outra investiga??o".

O TRF comunicou, em seu site na madrugada deste s?gado, dia 12 de abril, que o Corregedor-Geral da Justi?a Federal de 1? Grau da 1? Regi?o n?o tem compet?ncia para decretar, em decis?o monocr?tica, a pris?o dos investigados na Opera??o Pas?rgada. A determina??o foi estendida a todos os detidos. Segundo o TRF n?o vai haver preju?zos na apura??o dos casos.

Segundo o vereador Jos? Soter Figueir?a, o processo de instaura??o de Comiss?o Parlamentar de Inqu?iro (CPI) continua independente da soltura do prefeito. "O fato dele ter sido liberado n?o significa que ele n?o ? culpado. Circula sobre Bejani outras den?ncias, al?m do envolvimento em fraudes".