JF debaixo d'?gua mais uma vez Humait? e Tr?s Pontes transbordaram e Paraibuna est? a um metro da invas?o da ponte. Desalojados somam quase 700

*Da Reda??o
10/01/2007

Clique no ?cone ao lado para ver uma galeria de fotos de regi?es de Juiz de Fora atingidas pela chuva e tamb?m de cidades da regi?o que est?o sofrendo com o mau tempo

entrevista

A chuva n?o cansa de fazer grandes e tristes n?meros em Juiz de Fora. Na noite e madrugada desta quarta-feira, dia 10 de janeiro, mais 135 pessoas ficaram desalojadas. A Defesa Civil, at? as 16h desta quarta, registrou mais de 150 ocorr?ncias na cidade - a grande maioria delas de deslizamentos de terra e alagamento de casas.

Segundo dados da subsecretaria, em menos de 1h, o pluvi?metro registrou 58,9 mil?metros, o que elevou o acumulado do m?s para 315, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia. Esse n?mero ? um dos mais altos j? vistos em Juiz de Fora e chega a representar 77% da m?dia hist?rica de chuvas do m?s de janeiro. Apenas nos 10 primeiros dias do ano.

Mais uma vez juizforanos da regi?o norte da cidade voltaram a andar de barco e perder m?veis e objetos pessoais. A regi?o, ali?s, ? a mais atingida desde o in?cio do ano, contabilizando estragos e desabrigados que crescem a cada dia (entenda a situa??o na regi?o).

O c?rrego Humait? transbordou mais uma vez (leia a mat?ria do primeiro tranbordamento) e alagou v?rias casas da regi?o. O c?rrego Tr?s Pontes, tamb?m transbordou, aumentando o n?mero de pessoas que passaram a noite levantando m?veis e tentando salvar seus bens.

O rio Paraibuna est? h? apenas um metro de invas?o da ponte. S? com o temporal da madrugada desta quarta-feira, ele subiu 2 metros e 20 cent?metros, chegando a 4 metros e 90 cent?metros. Moradores da regi?o tamb?m passaram a madrugada em claro temendo os resultados da chuva que s? parou pela manh?. (Veja como ficaram casa na margem do Paraibuna).

As ocorr?ncias, mais do que nos outros dias de chuvas, aconteceu em uma grande quantidade de bairros. A maior concentra??o dos deslizamentos e alagamentos, entretanto, ficou concentrada na regi?o norte (62 ocorr?ncias), leste (33 ocorr?ncias) e sul (19 ocorr?ncias) (vide tabela).

O bairro Industrial (veja como ficou o bairro), mais uma vez, foi o mais atingido, seguido pelo Vila Esperan?a e Igrejinha. Moradores do bairro Benfica, Santa Terezinha (veja como ficou o bairro), Jardim Natal, Ara?jo, S?o Bernardo, Dias Tavares e S?o Pedro tamb?m apresentaram ocorr?ncias que assustaram quem acordou para trabalhar na manh? desta sexta-feira.

Em Vila Esperan?a I, na Escola Estadual Ana Sales foi organizado uma cozinha comunit?ria e preparado o local para poss?vel constitui??o de abrigo alternativo. Em Igrejinha, 15 pessoas est?o desalojadas, at? que a limpeza das casas que ficaram cheias de barro seja conclu?da.

Durante todo o dia, 25 equipes da Defesa Civil estiveram nos locais das ocorr?ncias acompanhados de funcion?rios da Cesama, Demlurb e Secretaria de Pol?tica Urbana para garantir a limpeza dos locais e a seguran?a da popula??o. A Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental disponibilizou locais pr?ximos ?s ocorr?ncias para a vacina??o da popula??o que teve contato com a ?gua contaminada.

Chuva deve continuar

De acordo com o Laborat?rio de Climatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, a chuva deve continuar at? o pr?ximo domingo, pelo menos. Segundo o bolsista do laborat?rio, Thiago Oliveira Santos, at? sexta-feira, dia 12, a cidade pode sofrer com pancadas de chuva que devem acontecer principalmente no final da tarde.

Durante o fim de semana, a previs?o pode assustar ainda mais gente. A chuva n?o para no s?bado e domingo e a previs?o ? de que elas sejam ininterruptas. Para quem est? em situa??o de risco, segundo Thiago, o s?bado deve ser o dia de prova: uma frente fria prev? nuvens carregadas para toda a regi?o da Zona da Mata.

De acordo com as explica?es do Laborat?rio, as chuvas ininterruptas s?o resultado das altas temperaturas e da grande quantidade de umidade presente no ar. Essa umidade vem da Amaz?nia e do Oceano Atl?ntico e est? convergindo na regi?o Sudeste.

Para se ter uma id?ia de como os n?meros de pluviosidade s?o altos, s? nesses primeiros dias de 2007, j? choveu 0,5% acima da m?dia esperada para todo o m?s de janeiro. A compara??o foi feita com os valores dos ?ltimos 30 anos, que s?o os que o Laborat?rio de Climatologia da UFJF tem no arquivo.

O prefeito Alberto Bejani em visita ao bairro Igrejinha na manh? desta quarta-feira, informou que, caso as chuvas permane?am, vai decretar situa??o de emerg?ncia na cidade e pedir ajuda ao governo do Estado.

Leia mais:
*R?porteres: Renata Cristina, Fernanda Leonel, S?lvia Zoche. Colabora??o: Guilherme Oliveira e Renato Costa. Edi??o: Ludmila Gusman Designer: Fellipe Elias