Sexta-feira, 8 de julho de 2011, atualizada às 17h56

Curso para motofretistas de JF começa nesta quinta-feira

Aline Furtado
Repórter
Motos

O curso obrigatório para profissionais em entrega de mercadorias com motocicletas (motofretistas), previsto para ser iniciado, em Juiz de Fora, no mês de março, começa na próxima quinta-feira, 14 de julho.

"A previsão era que o início ocorresse na segunda-feira, dia 11. Contudo, não conseguimos atingir o número mínimo de alunos, que é igual a dez", explica a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat Juiz de Fora, Gisele Franco, instituição responsável pelas aulas teóricas e práticas na cidade.

Serão formadas duas turmas. Uma delas, em horário integral, com aulas de 8h às 17h. "Com isso, quem optar por este curso, conseguirá finalizá-lo em três dias. Já a outra turma funcionará no período noturno, com aulas de 19h às 22h. Neste caso, a conclusão ocorrerá em oito dias."

Os interessados deverão apresentar, no ato da inscrição, uma foto 3 x 4 colorida e recente, Carteira Nacional de habilitação (CNH), original e cópia; carteira de identidade original e cópia; comprovante de residência recente, original e cópia; além da certidão de prontuário, emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran). "Dois dias antes da matrícula no curso, é necessário solicitar a certidão de prontuário na delegacia."

A coordenadora lembra que, para frequentar as aulas, os motofretistas devem atender a alguns pré-requisitos previstos na Resolução 350 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre eles, ter, no mínimo, 21 anos; ser habilitado na categoria A há, pelo menos, dois anos; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, decorrente de crime de trânsito; além de não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Atendendo à resolução do Contran, o Sest Senat passou por adequações, ganhando uma pista que simula o trânsito. "A intenção é que os motofretistas enfrentem situações similares àquelas pelas quais passam no dia a dia. Para isso, foram adquiridas quatro motos novas, com configurações padronizadas conforme exigências do Contran." Os turmas terão número máximo de trinta alunos. O curso tem custo de R$ 130.

Moto particular ou de aluguel

Após a conclusão do curso, o condutor receberá o prontuário emitido em sua CNH. De posse deste documento, o motorista deve fazer adequações no veículo e realizar a transferência, no Detran, da categoria da moto para "particular" ou "de aluguel". A determinação está prevista na Resolução 356 do Contran, que passa a valer no dia 2 de agosto.

Para atuar na categoria "de aluguel", é necessário que os veículos possuam dispositivo de proteção para pernas e motor em caso de tombamento do veículo, fixado em sua estrutura; dispositivo aparador de linha, fixado no guidon do veículo; além disso, os dispositivos de transporte de cargas em motocicleta e motoneta poderão ser do tipo fechado (baú) ou aberto (grelha), alforjes, bolsas ou caixas laterais. Os veículos deverão submeter-se, ainda, à inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

Já com relação aos condutores, é preciso que tenham, no mínimo, 21 anos de idade; que possuam habilitação na categoria A, por, pelo menos, dois anos; além de fazer o uso de colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos; além de ser aprovado em curso especializado, na forma regulamentada pelo Contran.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken