Quinta-feira, 19 de abril de 2012, atualizada às 18h10

Falta de lixeiras em pontos de ônibus da Rio Branco provoca reclamações por parte de usuários

Nathália Carvalho
*Colaboração
lixo

Usuários de pontos de ônibus localizados na região central de Juiz de Fora, mais especificamente na avenida Rio Branco, têm convivido com a dificuldade de armazenar o lixo enquanto aguardam os coletivos.

O problema vem sendo causado devido à retirada das caixas coletoras de lixo, graças às obras que são realizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na via.

O Portal ACESSA.com esteve em dois dos principais pontos da região central, próximos ao Parque Halfeld, e constatou que neles não existe nenhum tipo de lixeira.

O estudante Arthur Rodrigues, de 14 anos, conta que passa pelos pontos de ônibus diariamente e tem notado a falta de lixeiras e a grande quantidade de lixo depositado no chão. "Estou com uma caixinha de suco na mão e não tenho onde jogar. Acabo guardando na minha mochila para não sujar ainda mais o local. Na semana passada, o ponto de ônibus em frente a um shopping, aqui na Rio Branco, estava completamente sujo, com muito lixo no chão", comenta.

Quem também reclama da falta das caixas coletoras é a dona de casa Maria do Rosário Fernandes. "É um absurdo tirar e demorar tanto para que a reposição seja feita. Tudo bem que muita gente joga lixo no chão mesmo tendo lixeira à disposição. Se não tiver, então, aí sim vira uma sujeira."

De acordo com o diretor de operações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Paulo Antônio Delgado, a falta de lixeiras deve-se ao fato de as obras nos pontos de ônibus ainda não terem sido concluídas. "O objetivo é aguardar o término de implantação dos abrigos para iniciarmos a instalação de um novo padrão de caixas coletoras", explica.

A assessoria da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) informa que as bases para implantação dos novos abrigos nos pontos de ônibus já começaram a ser instaladas. A previsão é de que a primeira cobertura seja colocada no dia 27 de abril, no ponto de ônibus em frente ao Parque Halfeld. A estimativa é de que as instalações, neste primeiro ponto, durem entre dois e três dias. Porém, a assessoria não soube informar o prazo final para entrega completa das novas caixas coletoras.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Falta de lixeiras em pontos de ?nibus da Rio Branco gera reclama?es