Quarta-feira, 4 de julho de 2012, atualizada às 19h55

Assinada a ordem de serviço para a despoluição do Rio Paraibuna

Andréa Moreira
Repórter
Assinatura da ordem de serviço

Em 15 dias começa o trabalho de despoluição do Rio Paraibuna. O anúncio foi realizado na tarde desta terça-feira, 4 de julho, pelo prefeito Custódio Mattos, durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras.

A cidade, que atualmente trata apenas 9% do esgoto produzido, passará para 80% de tratamento no prazo de dois anos. Cerca de R$ 110 milhões serão investidos na construção de coletores e interceptores e na ampliação das estações de tratamento já existentes na cidade. "Deste montante, já conseguimos R$ 70 milhões do Ministério das Cidades, por intermédio da Caixa. O restante, estamos trabalhando para captar a fundo perdido", ressalta o prefeito.

A empresa responsável pelo projeto será a Comim Construtora Ltda., de Belo Horizonte, responsável pela Estação de Tratamento da Barreira do Triunfo. "Em 15 dias a empresa estará com o canteiro de obras montado e iremos começar com os trabalhos preliminares, que são a instalação dos interceptores e coletores ao longo das margens dos córregos Matirumbe, D'Anta, Tapera, São Pedro e Yung, além claro, do Rio Paraibuna", afirma o diretor Júlio César Marques Soares Júnior.

Já o esgoto lançado no córrego Independência terá um tratamento diferenciado e será feito em prazo mais longo, como explica o diretor-presidente da Cesama, Cláudio Horta. "Como a intervenção neste local é mais drástica, de forma provisória, vamos tratar o esgoto deste local de 90% a 95% durante o período da seca. Já na época das chuvas, com o grande volume de água, o esgoto será destinado ao Rio Paraibuna, sem causar danos, devido ao grande volume das chuvas".

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Início da despoluição do Rio Paraibuna é suspenso temporariamente

ACESSA.com - Assinada a ordem de servi?o para a despolui??o do Rio Paraibuna