Elizabeth Soares Elizabeth Soares 23/11/2011


Recebeu um desafio como líder? Acelere suas chances de sucesso

IlustraçãoEm um mercado com empresas mais competitivas que precisam crescer e contratar mais, está faltando gente capacitada para liderar e dar resultados através de uma equipe.

Profissionais comprometidos e com bom resultado são convidados diariamente para assumirem cargos de liderança, mas nem sempre estão preparados para obter sucesso como gestores.

Sabe-se que o histórico de um profissional demonstra a base necessária para que ele atue, entretanto, não garante seu êxito frente a um novo cenário, com novas condições e uma nova equipe com expectativas e comportamentos específicos.

Na prática, são poucas as empresas que atuam preventivamente, desenvolvendo um processo de transição gerencial, promovendo ações que apoiem um novo líder, a fim de acelerar sua adaptação ao contexto de trabalho e integração à nova equipe que recebeu.

Se este é o seu caso, ou seja, se você recebeu uma equipe para liderar e considera que sua empresa não lhe preparou suficientemente, fique atento a algumas dicas:

  • Conheça o seu papel: Faça perguntas que esclareçam o que a empresa espera de você. Que resultados você precisará atingir para ser considerado competente? Que posturas a empresa valoriza em um profissional de liderança?
  • Solicite apoio da alta gestão: Peça ao seu superior que reúna a equipe, informando as mudanças propostas e delegando autoridade a você. Esta postura por parte da empresa tem por objetivo conseguir a adesão da equipe e estimular a receptividade ao novo líder.
  • Gere parceria: Tenha em mente que sua postura inicial deve ser a de entender como as coisas funcionam e valorizar as necessidades da empresa e da equipe. Antes de fazer julgamentos, estabeleça uma aliança de trabalho.
  • Encontre um "mentor": Para aumentar suas chances de sucesso no novo cargo, identifique um profissional da empresa que já detenha a bagagem que você ainda precisará adquirir. É com este profissional que você deve trocar ideias e buscar orientação.
  • Peça retorno: Após os três primeiros meses no cargo, caso a empresa não promova feedback, procure conversar tanto com a equipe quanto com seu superior imediato. Procure esclarecer os avanços que você obteve e quais tarefas ainda pode desenvolver.

Tenha em mente que um líder não nasce pronto. Muitas vezes, você terá uma oportunidade, mas talvez não receba o apoio que gostaria. As empresas estão longe de serem perfeitas. Agarre a oportunidade e faça a diferença. Dar resultados, com a realidade que se tem, fará de você um profissional desejado aos olhos do mercado. Vá em frente!

Mais artigos

Elizabeth Soares
Psicóloga e Coach-Executiva