Sexta-feira, 27 de julho de 2012, atualizada às 16h45

Professores federais decidem pela manutenção da greve

Andréa Moreira
Repórter
Assembleia da Apes

Mais uma assembleia dos professores federais foi realizada nesta sexta-feira, 27 de julho, e, mais uma vez, os servidores decidiram recusar a proposta do governo federal e manter a greve que completa 72 dias. De acordo com o presidente da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF), Rubens Luiz Rodrigues, a proposta recente apresentada pelo governo não difere quase nada da primeira. "Existe uma elevação do patamar salarial dos professores da base e do meio, mas é pouca coisa. A grande maioria ainda sofrerá com as perdas salarias."

Segundo a assessoria do Ministério da Educação (MEC), a nova proposta oferece um aumento mínimo de 25%; na antiga, o percentual era de 12%. Mas uma das maiores reivindicações dos professores diz respeito ao plano de carreira e, neste item, o governo não apresentou nenhum avanço.

O presidente da Apes-JF ressalta que o Comando Nacional de Greve (CGN) fará uma nova reunião com o governo no dia 1º de agosto, e os professores federais de Juiz de fora irão encaminhar algumas orientações para comando sobre uma possível contrapartida. "Entre as nossas orientações estão a elevação e antecipação da integralidade dos recursos em 2013 e 2014; ingresso na carreira de acordo com a titulação, independentemente do estágio probatório; carreira organizada em 13 níveis; e isonomia e paridade entre ativos e aposentados," explica Rodrigues.

Na próxima sexta-feira, 3 de agosto, os professores federais de Juiz de Fora irão promover uma nova assembleia, na sede da Apes, a partir das 9h.

ACESSA.com - Professores federais decidem pela manuten??o da greve