Conheça os alimentos e bebidas que ajudam a desintoxicar o organismo depois das festas de fim de ano

Beber muita água antes, durante e depois das festas de fim de ano é uma das dicas para evitar a famosa ressaca

Sucos

As festas de fim de ano são regadas a muita comida e bebida. Por isso, muitas vezes, no dia 2 de janeiro, estamos com um certo mal estar e até mesmo a famosa ressaca. Pensado nisso, o Portal ACESSA.com conversou com a nutricionista Thaís César Mattos e pediu algumas dicas para amenizar essas situações.

“A principal ação que toda pessoa deve fazer é beber muita água antes, durante e depois destas confraternizações, pois o excesso de álcool sobrecarrega o fígado.”

Thaís revela que alguns alimentos são fundamentais para combater o mal estar e ainda têm a função de desintoxicar o organismo. “O gengibre é ótimo digestivo. Já a couve possui um efeito cicatrizante e, com isso, protege o estômago. Outra opção excelente é o suco de laranja, devido à grande quantidade de radicais livres que ele possui.”

Além desses alimentos, a nutricionista destaca que a água de coco é um ingrediente indispensável neste período. “Essa bebida é rica em eletrólitos, os quais são fundamentais para a hidratação.” Por isso, Thaís selecionou duas receitas de sucos que contêm estes ingredientes. “São bebidas de fácil preparo, ricas em nutrientes e com poucas calorias. Tudo o que as pessoas precisam após as festas de final de ano.”

Confira

  • Suco de maracujá, água de coco e gengibre

Ingredientes

- 800 ml de água de coco;

- Polpa de um maracujá, com semente;

- Um pedaço pequeno de gengibre.

Modo de fazer

Bata tudo no liquidificador e coe. Se preferir, pode adoçar a gosto. A receita rende quatro copos, com 53 calorias cada.

  • Suco refrescante

Ingredientes

- 2 fatias de abacaxi;

- 1 copo de água de coco;

- 2 ramos de hortelã;

- Raspa da casca de meio limão.

Modo de fazer

Bata tudo no liquidificador e coe. Se preferir, pode adoçar a gosto. A porção possui 80 calorias.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Conhe?a os alimentos e bebidas que ajudam a desintoxicar o organismo