Segunda-feira, 15 de julho de 2013, atualizada às 16h35

Último ciclo do fumacê em Juiz de Fora será realizado durante esta semana

Cintia Charlene
*Colaboração

Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos no combate a dengue, a Secretaria de Saúde (SS) vai promover durante esta semana, o sexto e último ciclo de aplicação do fumacê em Juiz de Fora. O foco da ação é visitar os bairros que ainda não foram pulverizados.

De acordo com o coordenador de campo do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), Juvenal Marques Franco, cada bairro vai receber seis visitas do carro fumacê. 'Utilizamos este recurso quando estamos em epidemia. Trata-se de um equipamento mais eficaz, já que consegue atingir um maior número de residências e bairros. Essas seis visitas irão eliminar em 60% os mosquitos em fase adulta.'

Nesta segunda-feira, 15 de julho, de acordo com o cronograma traçado, na parte da manhã foram visitados os bairros Joquei Clube II e São Judas Tadeu. Enquanto, que na parte da tarde, serão visitados os bairros Itatiaia, Dom Bosco e Paneiras. A lista completa dos bairros que irão receber o carro você pode conferir aqui.

A primeira etapa do ciclo, em um total de seis, tiveram início no dia 22 de abril, no bairro Retiro. A escolha dos locais foi baseada na incidência de infestação e casos confirmados pelo último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), realizado pela SS.

A ação, que vai ocorrer de segunda-feira, 15, a domingo, 21, será feita em horários determinados, já que depende de fatores climáticos. Assim, o período para realizar a ação será de 5h às 10h e de 16h às 21h30. 'Se precisarmos voltar em virtude do tempo, seja por causa de uma chuva ou ventos fortes, a atividade será interrompida e iremos reestruturar o cronograma, ' conta o coordenador.

Orientação

A recomendação é que durante a ação os moradores deixem portas e janelas abertas de forma a manter o local ventilado. Mesmo com a finalização do ciclo, as ações de orientação e eliminação dos focos por meio de larvicidas serão feitas de maneira contínua. 'Vamos continuar com as visitas dos nossos agentes e dos homens do exército. A dengue deve ser combatida o ano todo. Por isso, continuaremos nossas ações, entre elas as vistorias de quinze em quinze dias em imóveis considerados estratégicos, como borracharias e transportadoras', destaca

De acordo com o último boletim, divulgado pela DVEA na última sexta-feira, 12 de julho, foram notificados 5.802 casos, destes 5.205 confirmados, 507 descartados e 90 permanecem aguardando resultado dos exames.


ACESSA.com - ?ltimo ciclo do fumac? em JF ser? realizado durante esta semana