Bebida é base de fruta perfeita para os dias quentes de vevão

Por

Bebida ? base de fruta perfeita para os dias quentes de ver?o
 Felipe Reis 26/1/2013

Bebida à base de fruta perfeita para os dias quentes de verão

Feito com apenas cinco ingredientes – banana, iogurte, creme de avelã, leite de coco e gelo – o smoothie de banana com creme de avelã é o que você precisa quando está com fome, sede e sem muito tempo para preparar uma refeição. Basta bater tudo no liquidificador e, após poucos minutos, você terá dois copos grandes bem cheios.

Criados há mais de 50 anos, nos Estados Unidos, os smoothies surgiram como uma alternativa ao milkshake, aliando uma bebida refrescante e energética, com menos caloria e gordura. Como usa iogurte, o smoothie não chega a ser uma vitamina. É simples, mas nem por isso deixa de ser charmoso.

Apesar de ser evidente, o sabor da banana não fica forte. Já o iogurte dá a cremosidade necessária e ainda deixa um azedinho. A textura parecida com a do milkshake vem com o gelo batido. O creme de avelãs? Esse dá a coroa à nossa bebida. O bom (ou o ruim) é que seu sabor só aparece no final, dando aquele gosto de "quero mais".

Levemente doce, gelado e cremoso, é um jeito delicioso de ficar saciado e acaba forçando quem não gosta a comer fruta. Quem tem filhos novos em casa aprova e a criançada adora. Dá até para chamá-las para ajudar no preparo.

Smoothie de banana com creme de avelã

Ingredientes

  • 4 bananas maduras;
  • 2 xícaras de iogurte integral;
  • ¼ de xícara de leite de coco;
  • 2 colheres de sopa de creme de avelãs;
  • 1 xícara de gelo.

Passo a passo

Descasque e corte quatro bananas em rodelas. Coloque no copo do liquidificador. DICA: Até para diminuir a quantidade de gelo, use a fruta já congelada.

Acrescente duas xícaras de iogurte integral e bata em velocidade máxima até conseguir um creme liso. Não se esqueça de tampar o copo do liquidificador. TOQUE ESPECIAL: Para dar um sabor a mais, você pode usar o iogurte e acrescentar algumas gotas de essência de baunilha ou usar a bebida já batida com mel.

Adicione duas colheres de sopa de creme de avelãs e ¼ de xícara de leite de coco. Bata novamente no máximo, desta vez, apenas para misturar os ingredientes. Se achar o smoothie pastoso, acrescente mais um pouco de leite de coco. Mas lembre-se que ainda falta colocar gelo.

Adicione uma xícara de gelo e bata bastante para triturá-lo. Se ao final desse procedimento ainda achar a bebida espessa, coloque novamente mais leite de coco ou leite normal. ATENÇÃO: O leite de coco em excesso pode diminuir o sabor da banana e acabar com o gosto de avelãs.

Quando chegar à consistência que você quiser, despeje nos copos ou, como eu fiz, reaproveite aqueles vidros de geleia. Sirva polvilhado com cacau em pó ou bananas fatiadas e um canudo. Aproveite!

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.