Sexta-feira, 24 de abril de 2015, atualizada às 10h22

Quatro de 19 vereadores assinam 'CPI da Saúde' em Juiz de Fora

Após o vereador José Emanuel (PSC) entrar oficialmente com o pedido de criação da chamada 'CPI da Saúde' na Câmara Municipal de Juiz de Fora na última quinta-feira, 23 de abril, apenas quatro vereadores assinaram o documento: Oliveira Tresse (PSC), Betão (PT) e Léo de Oliveira (PMN).

Segundo Emanuel, como a Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social, formada pelos vereadores Fiorilo (PDT), Castelar (PT) e Antônio Aguiar (PMDB), aceitou as justificativas da Prefeitura e prorrogou o contrato da Unihealth por mais seis meses, ele decidiu entrar com o pedido direto aos outros vereadores, sem passar pela Comissão. Em um vídeo, divulgado na página de José Emanuel no Facebook, o vereador justifica. "A gente quer descobrir qual a documentação que essa empresa entrou aqui, como é o alvará sanitário. Parece que eles estão descumprindo rigorosamente desde o primeiro dia até hoje. O que que tem demais essa CPI? Eu não posso aceitar um prorrogamento de seis meses, depois mais três meses para outra empresa entrar no ritmo. Eu fiquei 30 dias indo em hospitais de madrugada e ouvia que faltava remédio", diz.

Audiência Pública

Na próxima terça-feira, 28 de abril, será realizada uma audiência pública na Câmara, proposta pelo vereador Jucelio Maria (PSB), para tomar conhecimento da atual situação da saúde em Juiz de Fora. De acordo com o pessebista, a ideia é reunir representantes de instâncias em todos os níveis para tratar de questões que envolvem desde falta de recursos até problemas de gestão.

Jucelio convocou para a audiência, além das autoridades municipais, o Secretário Estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, o Ministro da Saúde Arthur Chioro, e todos os parlamentares eleitos pela cidade: Julio Delgado (PSB), Marcus Pestana (PSDB), Margarida Salomão (PT), Wadson Ribeiro (PCdoB), Antônio Jorge (PPS), Isauro Calais (PMN), Lafayette Andrada (PSDB), Márcio Santiago (PTB) e Noraldino Junior (PSC). Os secretários municipais de Governo, Saúde e Planejamento foram convocados para o evento.

De acordo com José Emanuel, a expectativa é de conseguir as demais assinaturas. "Ainda preciso da assinatura de outros três vereadores, que espero que venham após a Audiência Pública sobre o tema, no dia 28 de abril", afirma.

ACESSA.com - Quatro de 19 vereadores assinam 'CPI da Sa?de' em Juiz de Fora