Restaurante aposta em alimentação saudável em Juiz de Fora

Além do público fitness e vegano, o estabelecimento optou por oferecer cardápio adaptado a qualquer tipo de restrição alimentar, como glúten, açúcar e lactose

Angeliza Lopes
Repórter
23/05/2015

Cuidar da alimentação fora de casa está cada vez mais fácil. A demanda por pratos balanceados com redução de calorias ganha fama combinando a necessidade de dietas, vida saudável e corpo fitness. Pessoas com outros tipos de limitações, como resistência a glúten, açúcar, lactose e, até mesmo, por opção, como os veganos, também são vistos como potenciais consumidores em um número cada vez maior. Para atender todos estes públicos com hábitos alimentares mais específicos em Juiz de Fora, que os empresários cariocas Gabriel Luz, João Gabriel Mattos e Pedro Laranja se uniram há um ano para abrir o 'High Protein', primeiro restaurante fit da cidade, na avenida Itamar Franco, no Centro.

O cardápio foi montado com as porções calóricas na 'ponta do lápis', além de shakes whey para atletas e amantes da academia. O empresário Gabriel Luz conta que eles se inspiraram no restaurante norte-americano 'Protein House', em Las Vegas, da brasileira fisiculturista, Larissa Reis. "A princípio focamos no público fit, lutadores, corredores e atletas, que demandam uma alimentação super regrada. Mas ao observar a demanda de refeições com restrições de ingredientes, passamos também a produzir estes pratos sem glúten ou açúcar. Também fazemos entregas de todos os pratos e temos estrutura para fazer adaptações de acordo com a dieta restritiva do cliente", explica Luz.

Com opções de refeições e lanches, o alimento fica saudável não só pelo tipo de ingrediente, como também pela forma de preparo dos pratos. Todos os cozidos são a vapor, que conserva cerca de 80% dos nutrientes da verdura, fruta ou legumes, e o grelhado também não contém nenhuma gota de gordura. Todas as carnes são feitas em aparelhos elétricos que não precisam de óleo.

Empresária, modelo fitness e estudante de nutrição, Élida Neves não tem muito tempo para fazer sua refeição diária. Cliente assídua do local, ela conta que sempre gostou muito de academia, mas só há um ano e meio decidiu mudar seu corpo e, para isso, precisou radicalizar nas restrições alimentares, com uma rotina de treinos e refeições bem rígidas. "Mudei para ter mais saúde, por estética e por gostar do mundo fisiculturista fitness. Quem opta por viver desta forma tem muita dificuldade em se alimentar em outros lugares", explica Élida, que completa que sua dieta é para hipertrofia, por isso se limita a bons carboidratos e muita proteína, como inhame, mandioca, batata doce, arroz e macarrão integral.

Cardápio especial

Os pratos são diversificados, com grelhados, saladas hamburguer vegetariano, vitaminas, detox, whey protein com sabores de frutas naturais, sanduíches fit, doces e lanches, todos com a orientação da tabela nutricional, que está no cardápio. João Gabriel, que é um dos sócios, destaca que mesmo com ingredientes simples, todas as combinações foram feitas com o auxílio de um nutricionista e consultor de alimentos. Os lanches bem diferentes, que fazem sucesso, são o omelete clara, tapioca e panqueca celíaca.

O médico Ciro Couto também optou pela alimentação regulada, desde outubro do ano passado. "Comecei a me alimentar desta forma para meu bem-estar e por me preocupar com a saúde. Alimentos sem muita gordura e nutrientes balanceados. Não sei cozinhar e aproveito esta opção mais saudável para fazer as refeições diárias".

fitA forma de preparar também faz toda a diferença. "Igual ao parmegiana de frango. O tradicional é feito com queijo amarelo, molho industrializado e presunto processado. O nosso é com ricota, molho caseiro, sem conservantes e blanquet de peru. Nosso pré-treino e pós treino, para quem faz academia, também têm toques especiais, como o whey com frutas naturais. Fica gostoso e nutritivo", ressalta Luz.

Toque descontraído

Além de alimentar de forma saudável, a pessoa que quer manter seu peso ideal também pode levar o animal. O Gabriel Luz brinca que não há restrições também de animais no restaurante. "Muitas pessoas não saem com seus cachorros por não poder entrar com eles no estabelecimento. Pensando nisso, liberamos a entrada do pet. São eles os principais modelo para o nosso espaço de backdrop".

Pizza de tapioca Panqueca celíaca, sem glúten e lactose 2 torradas integrais, hambúrguer de soja, pasta de ricota e cenoura ralada Prato mexicano: el fejón, arroz integral e frango del México Gnocchi feito com batata doce, molho bolonhesa de filé migon e suco de melancia com morango Macarrão integral Barilla, molho de ricota, 100g de frango desfiado, salsinha e cebolinha Filé Mignon acompanhado de batatas rústicas e salada, mais detox de laranja, agrião, couve e abacaxi.
Fotos: Divulgação

ACESSA.com - Restaurante aposta em alimenta??o saud?vel em Juiz de Fora