1.500 ilegais são interceptados em Senegal ao tentar entrar na Europa.
Durante uma operação realizada na Costa de Senegal, autoridades do páisl interceptaram mais de 1.500 imigrantes que tentavam entrar ilegalmente na Europa.
De acordo com Jean Baptiste Faye, oficial da Marinha que comandou a operação, o país do oeste da África começou esse operação na quinta-feira (18), após a constatação do crescente no número de embarcações ilegais que deixam o litoral do Senegal com destino à Europa.
"Com o fechamento das rotas da Mauritânia e do Marrocos, eles partem cada vez mais do Senegal", disse Faye. Segundo ele, o país acirrou o patrulhamento e a comunicação entre as autoridades policiais e militares durante a operação.
Em 2006, a quantidade de barcos ilegais que deixam a África com destino à Europa cresceu muito. A maior parte dos imigrantes africanos visa chegar às ilhas Canárias (Espanha), o destino europeu mais próximo.
Cada vez mais imigrantes tentam a travessia
A Espanha diz ter interceptado mais de 6.100 imigrantes na região das ilhas Canárias desde janeiro último, número que já ultrapassa o total de 4.751 interceptados em todo o ano de 2005.
De acordo com Faye, mais de 1.500 imigrantes que eram transportadas em 21 barcos foram detidos desde quinta-feira (18). Outras duas embarcações que carregavam mais cem imigrantes foram interceptados na noite de ontem perto de Dacar, e um terceiro na região de Saint Louis.
Segundo o oficial da Marinha, cerca de 60 pessoas do grupo foram presas após serem identificadas como organizadoras dos grupos de imigrantes ilegais.