Sexta-feira, 6 de mar?o de 2009, atualizada ?s 15h

Movimentos sociais j? se mobilizam contra o aumento da passagem


Guilherme Ar?as
Rep?rter

Com a not?cia de que a Prefeitura de Juiz de Fora solicitou a revis?o na tabela de cobran?a das tarifas dos ?nibus urbanos na cidade, v?rios movimentos sociais come?aram a se organizar para discutir o poss?vel aumento da passagem.

A Central ?nica dos Trabalhadores (CUT) vai reativar o "Comit? conta o aumento da passagem e em defesa do transporte p?blico", criado em 2007, quando v?rios movimentos sociais se mobilizaram contra o reajuste de 13% no valor das tarifas. Os trabalhadores se re?nem na pr?xima segunda-feira, 9 de mar?o, para discutir as primeiras a?es que ser?o tomadas, caso a situa??o caminhe para o novo reajuste.

"Temos um estudo provando que o pre?o atual praticado vai al?m do pre?o real. Nada justifica o aumento da passagem nesse momento, pois uma senten?a judicial garante o valor em R$ 1,55. Al?m disso, temos um debate aberto no Legislativo. Desta vez, a C?mara Municipal n?o se furta ao debate, como aconteceu no mandato passado", avalia o presidente da CUT em Juiz de Fora, P?ricles Lima.

O vereador e representante do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora, Bet?o (PT), disse que ainda ser? avaliada a possibilidade de solicitar uma audi?ncia p?blica na C?mara para debater o reajuste.

Para a pr?xima semana, o Diret?rio Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tamb?m prepara uma assembleia para avaliar o assunto, que j? entrou na pauta de discuss?es do ?ltimo Conselho dos Diret?rios Acad?micos e Centros Acad?micos da institui??o, realizado nesta quinta-feira, 5 de mar?o.

A entidade que representa os estudantes disse acompanhar o caso pelo vi?s da campanha salarial dos trabalhadores do transporte coletivo, que iniciam a greve da categoria na pr?xima segunda-feira, 9 de mar?o. "Nesse momento, o aumento da passagem est? envolvendo n?o s? a quest?o da tarifa, mas tamb?m a reivindica??o do Sinttro pelo aumento de sal?rio para os motoristas e cobradores de ?nibus", avalia a membro do DCE, Polyana Coelho.

A Astransp j? havia informado que, com a tarifa cobrada atualmente, as empresas de ?nibus n?o conseguem atender ?s reivindica?es salariais dos motoristas e cobradores. Conforme o Portal ACESSA.com noticiou, a entidade que representa as empresas enviou ? PJF um pedido de revis?o da tabela em dezembro de 2008. A Prefeitura, por sua vez, repassou o pedido ao Minist?rio P?blico no ?ltimo dia 11 de fevereiro.

Para o representante do Movimento Juventude Renova??o, Luan Cupolillo, o atual valor da tarifa de ?nibus est? acima do que deveria ser cobrado. O estudante n?o descarta que novas manifesta?es voltem a ocorrer, repetindo o cen?rio visto diversas vezes nas ruas da cidade em 2007. "Estamos em alerta. Se houver qualquer tentativa de aumento da passagem, com certeza vamos responder com mobiliza?es nas ruas".