Terça-feira, 30 de outubro de 2012, atualizada às 17h45

Juiz-foranos estão apreensivos por amigos e parentes que estão nos EUA

Andréa Moreira
Repórter
Furacão Sandy

Por volta das 20h da última segunda-feira, 29 de outubro, a tempestade Sandy chegou à Costa Leste dos Estados Unidos, com ventos de 129 quilômetros por hora. Além das enchentes e apagões, a tempestade causou a morte de pelos menos 15 pessoas.

Este fenômeno da natureza deixou apreensivos vários juiz-foranos que possuem amigos ou parentes que residem na região afetada. Uma delas é a jornalista Ana Goulart, pois o filho Ernesto Goulart reside atualmente na Filadélfia, no estado da Pensilvânia. "Meu filho é estudante de Farmácia e foi para lá há um mês. Na sexta-feira, 26, ele me ligou para dizer que o Governo havia pedido para eles estocarem água, comida e tomarem todas as medidas necessárias," revela Ana, acrescentando que a apreensão aumentou quando as matérias passaram a ser veiculadas na televisão e internet. "Quando vi as imagens fiquei assustada. Só conseguia me acalmar depois que falei com meu filho", conta.

Apesar do susto, a jornalista ressalta que o Ernesto afirmou que estrago não foi tão grande no local onde ele mora. "Ele falou que caiu muita chuva, juntamente com uma forte ventania, porém, amanhã já deve voltar a rotina normal," acrescenta a jornalista, aliviada.

Outra mãe que também teve momentos de angústia, foi a assessora jurídica Valéria Jordão, cuja filha Jennifer Coelho Rosa, reside há seis anos na região metropolitana de Boston. "A internet atualmente nos ajuda muito, e como o local onde minha filha mora não teve corte de energia, pude me comunicar sempre com ela," afirma Valéria, revelando que já passou por experiências semelhantes. "Morei nos Estados Unidos em 1985, quando ocorreu a passagem do furacão Glória. Todos os postes e árvores da minha rua caíram e ficamos 15 dias sem energia elétrica. Ano passado fui visitar minha filha e, novamente, presenciei a passagem de um furacão, desta vez o Irene."

Em Nova York, apesar da tempestade ter sido rebaixada da categoria furacão para a ciclone, houve alagamento de estações de metrô, túneis e estacionamentos subterrâneos. Em Manhattan, uma vasta área ficou sem energia elétrica. O Portal ACESSA.com conseguiu entrar em contato com estudante Danielle Holt, natural de Santos Dumont, que atualmente reside na cidade de Brockton, em Massachusetes. "Em algumas cidades as pessoas ficaram sem luz. Aqui em casa a internet e a televisão não estão funcionando. A minha faculdade foi cancelada por dois dias. Algumas árvores caíram, mas nada de sério aconteceu por aqui. Os estados de New Jersey e Nova York que sofreram muito", afirma.

Ao longo de todos os 1.290 quilômetros da Costa Leste, mais de 5 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade e 1 milhão de pessoas tiveram de deixar suas residências. A estimativa é que, a supertempestade afete 50 milhões de pessoas no país.

Furacão Sandy Supermercado EUA

Voos

Informações da empresa Flight Aware, especializada em acompanhar rotas aéreas, revelavam que pelos menos 15.773 voos foram cancelados em todo o mundo, devido a tempestade Sandy que atingiu os Estados Unidos. Este número inclui cancelamentos de voos previstos para esta quarta-feira, 31. Até o início da tarde desta terça-feira, 30, a empresa Flight Aware estimava 6.047 cancelamentos de voos para esta data. A previsão para quarta-feira, 31, é que cerca de 635 voos sejam suspensos. No último domingo, 28, foram registrados 1.300 cancelamentos e na segunda-feira, 29, mais 7.791 voos foram suspensos.

A juiz-forana Patrícia Alvim foi uma das pessoas afetadas pelos problemas ocasionados nos aeroportos, como destaca o secretário e amigo da empresária, Enilson Coelho. "A Patrícia está em Nova York e iria retornar ontem [segunda-feira, 29] para o Brasil. Mas devido ao furacão, foi impossível." Coelho afirma que recebeu um e-mail da empresária na última segunda-feira, 29, informando sobre a situação na cidade. "Ela me disse que tudo estava fechado. As ruas vazias e os ônibus e metrôs não funcionavam. Patrícia escreveu que iria tentar remarcar o voo para esta terça-feira, mas até o momento não recebi nenhuma notícia", diz.

O controle de voos do site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que, no Brasil, ao menos nove voos vindos ou com destino aos Estados Unidos foram cancelados na manhã desta terça-feira, 30. Estes voos tinham como origem ou destino Nova York, Miami, Washington ou Newark.

*Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Juiz-foranos est?o apreensivos por amigos e parentes que est?o nos EUA