Quinta-feira, 28 de junho de 2007, atualizada ?s 13h53

MGM comemora dia do orgulho gay com manifesta??o no centro


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

As comemora?es do Dia Internacional do Orgulho Gay come?aram com manifesta??o no cal?ad?o da rua Halfeld, no in?cio da tarde de hoje, em Juiz de Fora. Integrantes do Movimento Gay de Minas (MGM) estenderam uma bandeira com 30 metros de extens?o em frente ao Cine-Theatro Central para lembrar a data. Tamb?m foram distribu?das cerca de 300 camisinhas, al?m do recolhimento de assinaturas pela aprova??o do Projeto de Lei Complementar 122/06, que trata da homofobia como crime, assim como o racismo.

O assessor de projetos estrat?gicos do MGM e organizador da programa??o especial para o Dia Internacional do Orgulho Gay, Michel Brucce (foto abaixo), diz que o evento de hoje teve o objetivo de dar maior visibilidade aos homossexuais de Juiz de Fora. "N?s estamos pedindo para que a sociedade seja mais inclusiva. E aproveitamos esse dia para mostrar que n?s, homossexuais, somos iguais a todos", defendeu Michel.

Ainda segundo o assessor, o preconceito em Juiz de Fora ? muito grande, apesar de a cidade ser acolhedora. "Atrav?s do nosso programa 'MGM Justi?a', n?s recebemos uma den?ncia por dia sobre casos de discrimina??o contra o homossexual", explica.

Michel Brucce Aproveitando o Dia Internacional do Orgulho Gay, o Minist?rio da Sa?de lan?a, hoje, uma consulta p?blica sobre o "Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de AIDS e outras Doen?as Sexualmente Transmiss?veis entre Gays, outros Homens que fazem Sexo com Homens e Travestis". No evento, em Bras?lia, participa o presidente do MGM, Oswaldo Braga.

O documento ficar? dispon?vel a partir de hoje (28) at? o pr?ximo dia 28 de julho no site www.aids.gov.br/consultapublica2007. As recomenda?es coletadas v?o constar em um documento de refer?ncia para a?es de combate ?s DSTs e AIDS entre homossexuais.


*Guilherme Ar?as ? estudante de jornalismo da UFJF