Infantil

Colônias de férias são opções de diversão durante as férias escolares

Oficinas, leituras, jogos, caminhadas, brincadeiras, passeios e pinturas estão entre as atividades programadas

Jorge Júnior
Repórter
10/7/2012
colonia

Julho é mês de férias escolares e as colônias de Juiz de Fora já estão preparadas para receber as crianças, com uma programação divertida e educativa. Pensando no bem estar e na diversão do seu filho, o Portal ACESSA.com preparou um guia com as atividades que serão realizadas na cidade. Confira.

Artmanhas no Quintal

A colônia de férias Artmanhas no Quintal começa na próxima segunda-feira, 16 de julho, e termina na sexta-feira, 27. As atividades serão realizadas no Quintal de Artes e Terapia, localizado na avenida Rio Branco, 232, Manoel Honório. Os participantes terão a oportunidade de ter contato com a natureza e vão aprender, ainda, modelagem, pintura, folclore, reciclagem, ecologia, jogos e brincadeiras. O telefone para contato é (32) 3224-9903.

Hotel Green Hill

Serão cinco dias de atividades ininterruptas, jogos, caminhadas, esportes de natureza e muita diversão. Os quartos serão organizados no conforto dos chalés do Green Hill, com café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche noturno.

Toda a infraestrutura do hotel estará à disposição do evento: campo de futebol, piscinas, quadra de vôlei de areia, salão de festas, salão de jogos, muro de escalada, tirolesa, lago e ampla área verde com trilhas demarcadas.

O Acampamento da Aventura começa às 9h da segunda-feira, 23 de julho, e termina às 17h da sexta-feira, 27. Podem participar crianças de 7 a 12 anos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3236-4000.

Clube Bom Pastor

O clube Bom Pastor promove a colônia de férias a partir da próxima segunda-feira, 16 de julho. As atividades serão realizadas à tarde, das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. A programação é direcionada a crianças desde os três anos até os 14 anos de idade. Para o evento, estão programadas oficinas de dobraduras; contação de histórias; gincanas; exibição de filmes; cama elástica; oficinas de esportes; algodão doce; pipoca; pintura facial; oficina de balões; caça ao tesouro; show de talentos e de mágicas. O telefone do Clube Bom Pastor é (32) 3215-5125. A colônia termina no dia 27.

Clube Cascatinha

O Clube Cascatinha está preparando duas semanas de colônia de férias, com gincanas, esportes, oficinas, teatro, festival de guloseimas, telão de cinema e passeios. O evento começa na próxima segunda-feira, 16 de julho, e segue até a sexta-feira, 27, sempre das 13h30 as 17h30. Serão oferecidas 120 vagas para crianças entre 5 e 12 anos. O telefone do clube é (32) 3229-4100.

Museu Ferroviário

Visita guiada, cineminha, show de mágica, música, oficinas de massinha e de circo estão entre as atividades programadas para a Colônia de Férias – Trem da Alegria, que ocorre no Museu Ferroviário – Estação Arte, na avenida Brasil, 2001, Centro. As atividades começam na próxima segunda-feira, 16 de julho, e são voltadas para crianças com idades de 5 a 10 anos. Os interessados ainda podem preencher as últimas vagas, inscrevendo-se pelo telefone (32) 3690-7055, de 8h30 às 17h30.

A Colônia de Férias – Trem da Alegria oferece cem vagas distribuídas em quatro turmas, nos turnos da manhã e tarde. A turma A terá atividades entre os dias 16 a 20 de julho, com programação das 9h às 12h;  a turma B será nos dias 16 a 20 de julho, das 14h às 17h; a turma C será entre os dias 23 a 27 de julho, com programação das 9h às 12h e turma D tem atividades entre 23 a 27 de julho, com atividades das 14h às 17h.

A programação começa com as boas-vindas do personagem Sr. Amu, "chefe da antiga Estação Leopoldina", que receberá os pequenos, contando histórias e apresentando o acervo do Museu Ferroviário, destacando a importância da preservação do patrimônio. Os filmes do cineminha serão escolhidos no primeiro dia pelas próprias crianças, por meio de votação, e serão assistidos ao longo da semana. Outra atividade proposta é a gincana, reunindo jogos e brincadeiras tradicionais, que estimulam a concentração, o equilíbrio, a cooperação e a competição em grupo, como corrida da colher, caça ao tesouro, jogo da memória, cabo de guerra, entre outros. Os pontos serão somados em um placar que na sexta-feira, último dia da colônia, vai revelar o grupo vencedor da maratona.

Entre o lanche (que deve ser levado pela própria criança) e as atividades artísticas propostas para a segunda parte da programação, o projeto pretende resgatar antigas brincadeiras de criança como corre-cutia, cabra-cega, dança das cadeiras e amarelinha. Os participantes também serão convidados a experimentar diversas linguagens artísticas, que passam pela música, a arte, o teatro, a literatura e o circo. Confira.

Segunda-feira

  • Explorando o Tesouro do Sr. Amu (visita guiada)
  • Mágicas e trapalhadas com o Palhaço Rosquinha

Atores: Felipe Morattori e Waldir Alves

Terça-feira

  • Batucada! (Oficina de música)

Instrutor: Marcos Languanje

Quarta-feira

  • Mão na massa! (Oficina de massinha)

Instrutora: Ana Cecília Tavares

Quinta-feira

  • Leituras animadas! (Contação de histórias)

Instrutora: Vanda Ferreira (Odara Dandara)

Sexta-feira

  • Desafios do picadeiro! (Oficina de circo)

Instrutores: Membros da Escola de Circo Carequinha e amigos

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.