Meio Ambiente

Como reciclar o lixo doméstico Aproveite o lixo produzido em sua casa para criar objetos utilitários
e peças decorativas. A natureza agradece!

Renata Cristina
Repórter
08/02/2007

Caixas de leite, garrafas de refrigerante, latas de sardinha, vidros de maionese. Se pensarmos nos destinos destes objetos, temos uma resposta certa: lixo! Mas com um pouco de criatividade e consciência ambiental é possível reaproveitar quase todo o lixo produzido em sua casa.

Só para se ter uma idéia do benefício que você fará à natureza, avalie: uma lata de refrigerante leva 10 anos para se degradar no meio ambiente. A madeira pintada leva cerca de 13 anos, enquanto que cordas de nylon precisam de 30 anos para chegar a decomposição.

As recordistas são as garrafas pet, compostas de um plástico que precisa de, no mínimo, 100 anos para a degradação. O alumínio é outro vilão da lista de impacto ambiental e leva cerca de 200 a 500 em sua decomposição.

Se estes motivos ainda não te convenceram da importância da reciclagem, pense que, retirando esses itens do meio ambiente, você diminui a poluição do solo, da água e do ar. É possível também prolongar a vida útil dos aterros sanitários e melhorar a produção de compostos orgânicos.

No que diz respeito ao impacto social, quando você separa o lixo adequadamente, gera empregos para parte da população, que vive do recolhimento desses resíduos. Além disso, aumenta a receita com a comercialização dos recicláveis. Convencido? Mãos à obra!

Crie objetos

Quase todo o "lixo seco" pode ser reaproveitado dentro de casa. Segundo o coordenador do setor de educação ambiental do Demlurb, Alvair da Silveira (foto ao lado), a coleta seletiva em Juiz de Fora garante que 16 toneladas de lixo sejam recicladas por mês. Todos os materiais recolhidos são utilizados na Usina de Reciclagem, para a produção de itens como vassouras, cadeiras, porta-lápis, entre outras invenções.

Para fazer da sua casa uma "pequena usina" recolha itens recicláveis, como papelão, jornal, revista, impressos, rascunhos, envelopes, guardanapos, frascos de vidro, tampas de garrafa, embalagens de leite, biscoito... e deixe sua imaginação mandar.

Com as garrafas pet, você pode fazer vassouras, puffs, cortina e até uma árvore de Natal. Com as tampas de latinha, dá para fazer uma bolsa ou bonecos de alumínio. Quem gasta muito papel em casa pode fazer massas com cola, criar esculturas e reverter potes de vidro. Dá também para fazer embalagens para presente, com o papel reciclado.

Foto de um caminhão
reciclado Foto de um escultura
reciclado Foto de um
vaso de flor reciclado

Sabe aquele galão de água filtrada? Pode virar um filtro cheio de arte! É só pintá-lo com restos de tinta e colocar uma torneira nele. O que fazer com os vidros? Você pode reutilizá-los para guardar mantimentos e até transformá-los em uma lembrancinha para aniversário de crianças, com balas, doces e brinquedos. Nessa hora, vale colocar um boneco de biscuit ou algum forro na tampa, com o tema da festa.

Foto de um abajur
reciclado Foto de um de vários materiais
reciclados Foto de um pet recortada como cortina
Para quem não curte artesanato

Quem não tem tempo, prazer ou vontade de reutilizar esses objetos também pode dar sua contribuição. É só separar o lixo seco, ou seja, aquele lixo que não possui coisas úmidas, como legumes, frutas, restos de comida e entregar na coleta seletiva.

Ao contrário do que muita gente pensa, a coleta seletiva não precisa dos materiais recicláveis todos separados, como por exemplo, um saco de lixo só com papelão, outro com vidros, etc. Tudo pode ser entregue em um único pacote, no dia em que o caminhão especial passa pela sua rua. Para saber o dia correto, é só ligar para: 3690-3502.

Outra alternativa é guardar tudo para um catador de papel e objetos recicláveis. "Todos eles aceitam qualquer tipo de ajuda", ressalta Alvair da Silveira. A natureza agradece!


Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Matheus Souza: sei la acho que me ajudou muito

Karoll Ribeiiro: Ajuda Muito As Pessoas Reciclar o Lixo , Não Devemos Deixar a Rua Suja Demos Reciclar o Lixo ! é Devemos Ajudar a População .

Karoll Ribeiiro: Na Minha Pesquisa Esta Mim Ajudando Muito !

Clah Barros: Ajudou muito né Adriana Cavalcante *-*

Giovana Martins: ajudou muito na minha pesquisa !!!!!!!!!!!!!

Thayssa Pereira: GOSTE É BOM

Harquemia Gama: interesante

Harquemia Gama: gostei bem legal