PJF assina acordo com MP para regularizar os serviços do PAI em até seis meses

Por Redação

PJF assina acordo com MP para regularizar os serviços do PAI em até seis meses

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) firmou Termo de Compromisso com o município de Juiz de Fora, nessa quarta-feira, dia 5, visando a regularização do atendimento pediátrico no Pronto Atendimento Infantil (PAI).

Assinaram o documento os promotores de Justiça Jorge Tobias de Souza, de Defesa da Saúde; e Rodrigo Ferreira de Barros, coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste; e os representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Procuradoria-Geral do Município.

Com o acordo, o MPMG busca garantir, para a população local e da região, o acesso ao atendimento adequado e de qualidade, e aos serviços especializados de urgência e emergência médica pediátrica durante 24h.

Busca garantir, também, “a retaguarda de apoio diagnóstico e terapêutico, com observância às normas sanitárias, de acessibilidade e de prevenção a incêndio e pânico”.

Para isso, o município se comprometeu a promover as melhorias necessárias, em seis meses, podendo reformar a atual estrutura do PAI diretamente, ou contratar entidades públicas ou privadas - "nos termos do art. 24 e seguintes da Lei nº 8.080/1990 e das demais legislações e normas aplicadas que regulamentam a Contratualização no SUS e o funcionamento dos Serviços de Urgência e Emergência pediátricos".

O acordo foi estabelecido com base na Ação Civil Pública nº 0004987-97.2020.8.13.0145, em tramitação perante a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Juiz de Fora.