Últimas notícias

Juiz da Bolívia determina prisão preventiva de ex-presidente Luis Arce por suspeita de corrupção

Um juiz da Bolívia determinou nesta sexta-feira (12) que o ex-presidente Luis Arce permanecerá em prisão preventiva por cinco meses enquanto o Ministério Público investiga sua suposta participação em um caso de corrupção.O economista de 62 anos foi detido na quarta-feira (10), pouco mais de um mês após deixar o poder e encerrar uma era de 20 anos de governos de esquerda iniciados pelo líder indígena Evo Morales em 2006.

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

O governo brasileiro acompanha com atenção e preocupação a reforma tarifária aprovada pelo Congresso do México que prevê a aplicação de tarifas de até 50% sobre importações de países sem acordo de livre-comércio com o México. Em nota conjunta divulgada nesta sexta-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informaram que aguardam a publicação do texto final da lei para avaliar os impactos sobre as exportações brasileiras.

Rússia rejeita referendo, mas aceita zona-tampão no leste da Ucrânia

O Kremlin aceita a criação de uma zona-tampão entre suas forças e as de Kiev no leste do vizinho invadido em 2022, mas rejeita a sugestão feita pelo presidente Volodimir Zelenski de que isso deveria ser submetido a uma consulta popular na Ucrânia."Toda a região do Donbass é russa", afirmou nesta sexta-feira (11) o assessor presidencial Iuri Uchakov, que acompanha Vladimir Putin em uma viagem a Ashgabad, no Turcomenistão.

Transição na Venezuela está a caminho, diz María Corina

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, afirmou nesta sexta-feira (12) que a transição na Venezuela "está a caminho". A vencedora do Prêmio Nobel da Paz desafiou uma ordem de Nicolás Maduro que a impedia de sair do país latino-americano e viajou para a Noruega, na primeira aparição pública desde janeiro.

Trump diz que Tailândia e Camboja vão retomar cessar-fogo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (12) que a Tailândia e o Camboja concordaram em interromper a nova rodada de conflitos na fronteira disputada entre os dois países do Sudeste Asiático. Os governos em Bancoc e Phnom Penh, entretanto, não confirmaram a trégua.

María Corina deixou Venezuela disfarçada com peruca e viajou de barco em mar revolto, diz imprensa

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, deixou o seu país em uma operação secreta nesta semana que levou de 15 a 16 horas e incluiu o uso de peruca como disfarce, uma viagem de barco em mar revolto, além da participação de especialistas em resgate dos Estados Unidos, disseram autoridades à imprensa americana. Ela foi levada à Noruega, onde reencontrou a família após cerimônia do Prêmio Nobel da Paz.

Democratas divulgam novas fotos de Epstein com Trump, Bill Clinton e Woody Allen

Democratas do Comitê de Supervisão da Câmara dos Estados Unidos divulgaram nesta sexta-feira (12) uma nova leva de arquivos do espólio do magnata Jeffrey Epstein, condenado por abuso de menores, que inclui fotografias do presidente Donald Trump.Algumas imagens mostram o republicano posando para uma foto com um grupo de seis mulheres e outra ele ao lado de Epstein, que morreu em 2019.

Alemanha convoca embaixador russo após acusar país de ações de desinformação e espionagem

Em mais um episódio de tensão diplomática entre um país da Otan, a aliança militar liderada pelos EUA, e a Rússia, o governo da Alemanha convocou nesta sexta-feira (12) o embaixador russo em Berlim após identificar um aumento significativo de "atividades híbridas ameaçadoras" que teriam sido conduzidas por Moscou.Segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores alemão, os casos incluem campanhas de desinformação, espionagem, ataques cibernéticos e tentativas de sabotagem.

Vencedora do Nobel da Paz Narges Mohammadi é presa novamente no Irã, dizem apoiadores

As forças de segurança do Irã prenderam "de forma violenta" a ativista Narges Mohammadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2023, durante uma cerimônia em memória de um advogado na cidade de Mashhad, no leste do país, disseram seus apoiadores nesta sexta-feira (12).De acordo com a Fundação Narges Mohammadi, a vencedora do Nobel, que havia obtido em dezembro de 2024 uma permissão temporária para deixar a prisão, foi detida ao lado de outros ativistas no evento realizado em homenagem a Khosrow Alikordi, encontrado morto em seu escritório na semana passada.