Bloco Unidos Pela Vida promove desfile pelas ruas de JF em prol da doação de sangue

Campanha feita pelo Hemominas tem objetivo de captar doadores nesta época do ano

Por Paulo Inácio

Desfile acontece na próxima quinta-feira (09)

Acontece na próxima quinta-feira (09) o desfile do Bloco Unidos Pela Vida. Formado por pacientes e servidores da Fundação Hemominas, o cortejo tem o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da doação de sangue, principalmente nesta época de Carnaval, quando os estoques de sangue tendem a diminuir.

O desfile está marcado para às 10h da manhã com concentração em frente à Câmara Municipal. De lá, os integrantes irão percorrer toda a rua Halfeld com encerramento do cortejo na Av. Getúlio Vargas.

O bloco foi fundado em 2009 e faz parte da programação da Prefeitura de Juiz de Fora nos desfiles. Após dois anos sem as festividades carnavalescas, o bloco retorna às ruas da cidade. De acordo com a Fundação Hemominas, a necessidade de sangue nos hospitais e serviços de saúde não dá trégua, podendo até aumentar, devido a uma maior movimentação de carros, ônibus e pessoas transitando pelas estradas e rodovias do estado.

Além disso, para assegurar o fornecimento de sangue para os serviços de rotina para os pacientes com doenças hematológicas e cirurgias eletivas, a Fundação Hemominas precisa estar preparada para atender às urgências e emergências que chegam aos hospitais públicos e particulares conveniados em todo o Estado.

De acordo com a assistente social do setor de captação de voluntários de doadores de sangue e medula óssea, Thaysi Ribeiro Melo, o estoque de sangue está baixo desde o fim do ano passado, devido à época de férias e festas.

“A gente trabalha em rede. Então, quando uma unidade tem um bom quantitativo de sangue, ela ajuda a abastecer outras unidades onde os estoques estão baixos. Em algumas semanas tivemos uma pouca melhora por conta de campanhas pontuais feitas pelos próprios pacientes, mas o estoque está baixo e estamos recrutando doadores, principalmente aqueles dos grupos de sangue negativo e O positivo.”

Durante o cortejo, os integrantes do Bloco Unidos Pela Vida irão desfilar ao som de músicas que falam sobre a importância da doação de sangue. Além disso, eles estarão caracterizados em prol da causa. Toda a equipe do Hemominas estará distribuindo panfletos e orientando o público sobre a causa.

Quem quiser fazer parte do Bloco, a Hemominas está com inscrições abertas para o grande público, onde receberão um abadá para compor o figurino carnavalesco. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone (32) 3257-3117 ou (32) 3257-3172.

Quem quiser fazer a doação de sangue, basta realizar um agendamento pelo site www.hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App Cidadão. Dúvidas ou informações podem ser esclarecidas pelo telefone 3257-3100. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 7h às 18h e aos sábados, de 07h ao meio-dia. A sede fica na esquina da Rua Barão de Cataguases com a Avenida dos Andradas, no Centro de Juiz de Fora.