Dois detentos são condenados por assassinato de preso em penitenciária de Juiz de Fora

Crime foi motivado por disputa entre facções e ocorreu dentro da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires.

Por Da redação

Ministério Público de Minas Gerais

Dois presos foram condenados pelo assassinato de um detento dentro da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. A sentença foi proferida na última quinta-feira (8), em sessão do Tribunal do Júri. As penas foram de 34 e 29 anos de prisão, pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e fraude processual.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Minas Gerais, o crime ocorreu na madrugada de 20 de julho de 2023 e foi motivado pela guerra entre as facções Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo as investigações, os réus asfixiaram a vítima e, em seguida, tentaram encobrir o assassinato, simulando um suicídio dentro da cela.

O conselho de sentença reconheceu as provas de autoria e materialidade dos crimes, além de acatar as qualificadoras sustentadas pelo MPMG. O homicídio foi considerado cometido por motivo torpe – a rivalidade entre facções –, com uso de meio que dificultou a defesa da vítima e emprego de asfixia.

A fraude processual foi caracterizada pela tentativa de manipular a cena do crime para esconder o homicídio.