Projeto "Caminhando pela História" promove visitações especiais em Juiz de Fora

Edições acontecem na próxima semana com inscrições gratuitas.

Por Redação

Museu Mariano Procópio

Em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Turismo, realiza duas edições do projeto “Caminhando pela História” na próxima segunda-feira (12) e na quinta-feira (15), com visitas guiadas gratuitas e abertas ao público, com inscrições já disponíveis pela plataforma Sympla.

12 de agosto – Centro de Preservação da Memória Negra + Cine-Theatro Central

Na primeira atividade, estão disponíveis 20 vagas para visitação ao Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região, localizado no Paço Municipal, na Avenida Rio Branco, esquina com o Parque Halfeld. O ponto de encontro será no próprio Paço, às 14h. A visita guiada terá duração aproximada de 1h15. Em seguida, o grupo será conduzido ao Cine-Theatro Central, um dos mais importantes patrimônios culturais e artísticos do município e do país. Inscrições por meio do link.

15 de agosto – Museu Mariano Procópio

No dia 15, também às 14h, outras 20 vagas estão disponíveis para a visitação ao Museu Mariano Procópio, um dos principais museus do período imperial e colonial do Brasil. O acervo conta com obras de grande relevância nacional e internacional, como "Tiradentes Esquartejado", de Pedro Américo, "Jornada dos Mártires", de Antônio Parreiras, e a famosa pintura francesa "O Balanço" (Les Hasards Heureux de l'Escarpolette), de Jean-Honoré Fragonard. Inscrições por meio do link.

Dia Nacional do Patrimônio Cultural
Celebrado em 17 de agosto, o Dia Nacional do Patrimônio Cultural homenageia Rodrigo Melo Franco de Andrade, figura fundamental na consolidação das políticas de preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil. Responsável por estruturar e dirigir o primeiro órgão nacional voltado à proteção do patrimônio, na década de 1930, seu legado permanece como referência até os dias atuais. A data é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da preservação da herança cultural e histórica brasileira, que representa a identidade e a memória coletiva do país.