Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criaram uma iniciativa para consertar equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos danificados pelas fortes chuvas que atingiram Juiz de Fora. A mobilização já recebeu mais de 120 pedidos de famílias que tiveram aparelhos comprometidos pela água.

A ação é realizada por integrantes do Ramo Estudantil IEEE, em parceria com a empresa TPF Soluções. O grupo faz a coleta dos equipamentos, realiza avaliação técnica e tenta recuperar os aparelhos sem custo de mão de obra para as famílias atendidas.

FOTO: Arquivo Pessoal - Reprodução

A ideia surgiu nos dias mais críticos enfrentados pela cidade, quando estudantes perceberam que muitas famílias perderam itens essenciais para a rotina doméstica e de trabalho. Em muitos casos, os eletrodomésticos danificados representam prejuízos difíceis de recuperar.

Segundo Pedro Temponi, estudante de Engenharia Elétrica, integrante do grupo e CEO da TPF Soluções, a proposta foi usar o conhecimento técnico para ajudar a comunidade. “Como futuros profissionais, entendemos que poderíamos contribuir com aquilo que sabemos fazer: recuperar equipamentos danificados, ajudando a reduzir o prejuízo material e emocional dessas famílias”, afirmou.

A logística da iniciativa é organizada pelos próprios voluntários, que fazem tanto a retirada quanto a devolução dos aparelhos diretamente nas casas das famílias. Devido ao grande número de solicitações, o formulário on-line usado para pedidos foi temporariamente suspenso para avaliação da capacidade de atendimento.

FOTO: Arquivo Pessoal - Reprodução

Nos casos em que o reparo exige peças específicas que não estão disponíveis, o grupo disponibilizou uma chave Pix para arrecadar recursos que ajudem nos custos de manutenção. Quando o dano é irreversível, os moradores recebem orientações sobre o descarte correto do lixo eletrônico, evitando impactos ambientais.

Peças que ainda estão em boas condições também podem ser reaproveitadas para consertar outros equipamentos da comunidade.

“Estamos dia e noite empenhados em consertar equipamentos e ajudar a reconstruir a esperança das famílias de Juiz de Fora atingidas pelas chuvas”, destacou Temponi. 

Os estudantes também pedem apoio da comunidade com doações de ferramentas, peças para manutenção de equipamentos elétricos e mecânicos ou apoio financeiro. Interessados em colaborar podem entrar em contato com o projeto por meio do perfil nas redes sociais.

Tags:
Chuva | Chuvas | juiz de fora

Arquivo Pessoal - Reprodução

COMENTÁRIOS: